URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Velasques

Menos conectividade e mais presença

O conceito de liberdade no mundo é poder escolher o que quiser ser ou fazer na sua vida, esquecendo que escolhas têm as suas consequências. Toda ação gera uma reação, o que estamos vivendo hoje é o resultado de escolhas anteriores que nos trouxeram até aqui. A felicidade para muitos se resume em momentos com risos e satisfações, independente se ela de alguma forma não esteja fazendo alguém feliz. A relatividade das coisas está se tornando banal. O que é bom para mim pode não ser bom para você, mas a minha felicidade momentânea é o que importa. É nesse meio consumista, imediatista e relativista que estão crescendo nossas crianças.

As tecnologias com suas respostas rápidas e referências de comportamentos, opiniões e imagens de corpos perfeitos, surgem como avalanches de informações. Nunca a humanidade viveu uma época tão tecnológica, dessa forma os adultos de hoje não foram preparados para educar seus filhos nessas condições. As referências de décadas atrás são totalmente diferentes de agora.

Perdidos e ao mesmo tempo com muita curiosidade, nossas crianças e jovens observam seus pais concentrando todas as atenções em computadores, tablets e celulares. O virtual toma todo o tempo do real. A convivência afetiva diminui e o diálogo também. Muitas famílias infelizmente nem se percebem, mas curtem e comentam muitos posts e mensagens nas redes. O número de crianças e jovens com depressão ou ansiedade aumentou consideravelmente, psicologia e psiquiatria são as profissões do momento. Mande o seu filho para lá, já que você não precisa. Será?

Esse é o mundo digital, não conseguimos mais viver sem ele, já que toda a economia e diferentes profissões dependem, porém, o que é necessário repensar é a forma como administrar tudo isso, e educar os filhos com presença e orientações. Pois todos sabem que uma criança aprende com o referencial de comportamento, e não as palavras ditas ou sermões para punir. O seu exemplo ensina muito mais do que sua fala. Não adianta cobrar atitudes e menos tempo de conexões das crianças e dos adolescentes se sua vida gira em torno de um celular em suas mãos.

Pense nisso!

Nem Nem Anterior

Nem Nem

Significando a educação Próximo

Significando a educação

Deixe seu comentário