Marisele Velasques
Educação digital

É indiscutível que as tecnologias fazem parte das nossas vidas, muito se debate sobre elas, mas sabemos que é preciso educar para o trabalho já que o mundo digital facilita o acesso às diversas informações, então, quando a criança tem contato com elas amplia ainda mais seu campo de saber aumentando seu próprio conhecimento, favorecendo o desempenho escolar e sua autonomia. Investir na educação sempre foi importante, mas agora é preciso ter um olhar mais apurado também para a era digital.
Oferecer nas escolas atividades com instrumentos digitais não se limita apenas ao ensino do manuseio correto de tablets, computadores e smartphones. Envolve inúmeras habilidades e conhecimentos, como saber diferenciar o que são informações verdadeiras ou falsas na internet, entender sobre privacidade e utilizar redes sociais de maneira produtiva respeitando as opiniões de outras pessoas, tendo responsabilidades com o que podem ou não postar e compartilhar. Também apresentar como são feitas pesquisas em sites confiáveis de conteúdos trabalhados em sala de aula.
Sabemos que a tecnologia é uma aliada importante na educação, pois pode facilitar a produção de conhecimento pelos estudantes, já que a grande maioria gosta e convive com elas em suas casas. E aqueles que ainda não possuem acesso, têm interesse e o direito de aprender e conhecer. Nessa era digital, o papel do professor deve ser orientar os alunos, desde as crianças até os adolescentes a filtrarem as informações recebidas e saber usá-las para adquirir conhecimento. Para isso, a formação continuada sobre esse tema se faz importante para os educadores.
O uso inteligente das tecnologias e de ferramentas digitais permitem ao aluno ser o sujeito central do seu processo de ensino-aprendizagem. Essa é a ideia por trás das metodologias ativas, influenciando assim não só em sala de aula como na vida. Outro desafio da educação digital no Brasil diz respeito à acessibilidade, que abrange tanto as dificuldades relacionadas ao acesso à rede e a dispositivos tecnológicos, quanto aquelas enfrentadas por pessoas com deficiências que precisam de uma atenção maior e materiais adaptados.
Por conseguir chamar a atenção dos alunos de forma diferenciada dos métodos tradicionais de ensino, as tecnologias oferecem uma melhora significativa na qualidade da aprendizagem, porque gera curiosidade estimulando o pensamento crítico. Também o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro. O profissional do amanhã precisa saber usar as tecnologias a seu favor e com responsabilidade ajudando a desenvolver a econômia e promover a cultura do nosso país.
Deixe seu comentário