URUGUAIANA JN PREVISÃO

Distanciamento Controlado

Prefeitos podem aplicar bandeira laranja mesmo em região vermelha

Municípios que estiverem localizados em uma região de agrupamento classificada com bandeira vermelha no Distanciamento Controlado, mas que não possuírem registro de hospitalização e óbito por Covid-19 nos últimos 14 dias poderão adotar, por meio de regulamento próprio, protocolos para as atividades previstos na bandeira laranja. A novidade foi anunciada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) durante a transmissão ao vivo. Para que tal medida seja possível, porém, é necessário que os municípios mantenham os atualizados os respectivos sistemas de informações. 

"Conversamos com os municípios e analisamos que alguns protocolos na bandeira vermelha poderiam ser resolvidos em âmbito municipal, conforme a prefeitura achar mais pertinente e fácil de fiscalizar, conforme a realidade local. O governo confia nos prefeitos, afinal, eles foram eleitos pela população, e acreditamos que terão responsabilidade para com os habitantes", afirmou Leite. 

Na sétima rodada, do total de 81 municípios que compõem as quatro regiões sob bandeira vermelha, há 37 sem registro de hospitalizações e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias. Nesses locais, caso os prefeitos queiram, poderão adotar medidas estabelecidas na bandeira laranja. 

Além disso, os demais municípios com classificação vermelha poderão adotar protocolos próprios para setores pré-determinados: administração pública, transporte coletivo urbano; e bancos e lotéricas. 

Uruguaiana 

A região agrupamento de Uruguaiana, que inclui os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel, corre o risco de entrar novamente na bandeira vermelha por conta dos óbitos já registrados nesta semana. Na segunda-feira, Alegrete confirmou três mortes por Covid-19 e São Gabriel registrou um óbito. 

Caso esta seja a classificação, Uruguaiana não deverá se beneficiar da nova medida, uma vez que tem um paciente internado no Hospital Santa Casa, com diagnóstico confirmado para a doença. 

Vale destacar que onze critérios, que analisam a propagação da doença e a capacidade de atendimento do sistema de saúde na região, são avaliados para a determinação das bandeiras do Distanciamento Controlado. 

Análise de recursos 

A transmissão do Governador tinha como finalidade informar o resultado dos 30 recursos apresentados por municípios e associações. O Gabinete de Crise do governo do Estado decidiu reverter uma das cinco bandeiras vermelhas anunciadas preliminarmente no sábado, 20/6, a da região de Palmeira das Missões. Devido ao comportamento da Covid-19 nos últimos dias, ela pode retornar à classificação laranja (risco médio), com vigência já a partir da terça-feira, 23/6. Com isso, Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas ficarão na cor vermelha (risco alto), o que determina protocolos mais restritivos às atividades econômicas. 

"Nosso modelo sempre foi baseado na ideia de pactuação, é aberto para discussão e colaborativo, por isso, estamos abrindo esse espaço para dialogar com municípios e setores econômicos, para que possamos ter o melhor modelo, com proteção à vida conciliada às atividades econômicas o máximo possível", disse Leite. 

Próxima rodada 

Na oitava atualização do Distanciamento Controlado, a coleta de dados pelo governo será feita na quinta-feira, 25/6, e a divulgação preliminar das bandeiras ficará para a sexta-feira, 26/6. Com isso, os municípios terão 48 horas - até as 18h de domingo - para apresentarem eventuais recursos de associações de municípios aos números levantados em cada um dos 11 indicadores que integram o modelo. 

AL suspende recesso parlamentar e prorroga corte de diárias e viagens Anterior

AL suspende recesso parlamentar e prorroga corte de diárias e viagens

Comissões da Câmara analisam pedidos de aberturas de crédito Próximo

Comissões da Câmara analisam pedidos de aberturas de crédito

Deixe seu comentário