Metas
Prefeito debate próximas ações para qualificação da educação

Divulgação -
O prefeito Ronnie Mello realizou reunião com os secretários de Educação do Município, Emerson Ortiz e Maria Helena Machado, para analisar as ações já realizadas pela pasta e traçar as próximas iniciativas e metas da gestão na área. O encontro foi na tarde desta terça-feira, 13/4, na Secretaria Municipal de Educação.
O planejamento estratégico determina cinco diretrizes como base das ações: recursos humanos, infraestrutura, recursos materiais, recursos pedagógicos e programas suplementares. Maria Helena Machado, secretária-adjunta da pasta, ainda destaca os trabalhos feitos durante a pandemia, período em que as aulas presenciais foram interrompidas. Nos últimos 14 meses, a Administração Municipal fez um trabalho especial de revitalização e recuperação da infraestrutura das instituições da rede.
Na área da infraestrutura, a Semed planeja aumentar o espaço físico das escolas, construir novos ginásios e reformar quadras esportivas. O objetivo é ampliar a oferta de vagas para educação infantil e qualificar a estrutura do ensino fundamental
Também há previsão de instalação de placas solares nos prédios de quatro escolas da rede. O projeto foi encaminhado à Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico (Seplan), que dará parecer técnico sobre a viabilidade do projeto.
Formação pedagógica
Palestras, seminários, cursos e lives são meios utilizados pela pasta para dar sequência à formação continuada de professores e funcionários. Exemplos são as transmissões ao vivo realizadas, mais recentemente, focadas em cenários impostos pela pandemia. As lives trabalham formas de desenvolvimento do ensino híbrido, aprendizagem no formato EAD e campo psicológico para um bom aproveitamento em período de isolamento social. As palestras são ofertadas tanto a professores, alunos, coordenadores, pais ou responsáveis.
Outro objetivo da gestão é que todos os educadores, até 2024, tenham habilitação no Curso de Libras para qualificar as ofertas de ensino.
Laboratórios
A modernização dos laboratórios de informática também é outro ponto importante do processo de reestruturação. De acordo com o cronograma da Semed, está definida a aquisição de 300 computadores em 2021 (200 já foram comprados e outros 100 até julho) e 300 computadores em 2022. Dentro desse programa, também serão adquiridos 100 notebooks para as coordenações pedagógicas e direções das escolas. A medida é importante para estimular outro projeto, que é o fomento dos laboratórios de ciências e das feiras de ciências nos educandários.
Deixe seu comentário