URUGUAIANA JN PREVISÃO

Prorrogado

Ministros do TSE avaliam adiar eleições

Gustavo Mansur/Palácio Piratini/Flickr/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O calendário eleitoral já está em andamento.

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão discutindo a possibilidade de adiar as eleições municipais no estado do Rio Grande do Sul, diante das preocupações com o impacto do atual calendário eleitoral e a logística envolvida, especialmente em face da tragédia causada pelo temporal que assolou o estado, resultando em 100 mortes confirmadas e 130 desaparecimentos. 

Embora o primeiro turno das eleições municipais esteja agendado para 6 de outubro, o calendário eleitoral já está em andamento. A partir de 15 de maio, os pré-candidatos podem iniciar a arrecadação prévia por meio de financiamento coletivo, antecipando o período oficial de campanha, que começa em 16 de agosto. 

Enquanto isso, a Corte Eleitoral tem adotado medidas para regularizar o cadastro eleitoral em todo o país.  

No Rio Grande do Sul, o prazo para solicitar a emissão e regularização do título de eleitor, a transferência de domicílio eleitoral e a alteração de dados cadastrais foi estendido até 23 de maio. Apesar do fechamento dos cartórios eleitorais no estado, a Justiça Eleitoral disponibilizou meios virtuais para facilitar o processo de regularização, atendendo às necessidades dos eleitores mesmo com a prorrogação do prazo.  

Neste contexto, a discussão sobre um eventual adiamento das eleições municipais ganha relevância, uma vez que a operação eleitoral já é considerada desafiadora em circunstâncias normais e levanta preocupações adicionais diante de uma crise ambiental que afeta quase 400 cidades gaúchas.  

A situação atual do Rio Grande do Sul requer uma cuidadosa avaliação dos órgãos competentes, levando em conta não apenas os aspectos técnicos e legais, mas também a segurança e o bem-estar dos cidadãos.  


TSE substituirá urnas danificadas pelas enchentes Anterior

TSE substituirá urnas danificadas pelas enchentes

Averiguação e revisão cadastral do Bolsa Família estão suspensos no RS Próximo

Averiguação e revisão cadastral do Bolsa Família estão suspensos no RS

Deixe seu comentário