Setembro Amarelo
I Seminário de Saúde Mental está com inscrições abertas
Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O encontro ocorre no Teatro Municipal, no próximo dia 24
No dia 24 de setembro, ocorrera o 1º Seminário de Saúde Mental em Uruguaiana, organizado pelo Setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. Com o tema "Saúde Mental além do Setembro Amarelo", o evento visa ampliar o debate sobre a saúde mental para além das iniciativas temporárias.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do formulário disponível no link https://forms.gle/1QczcJnpdWkxhFRV7. Para aqueles que preferirem, também será possível se inscrever presencialmente no dia do evento.
O seminário ocorrerá no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo, das 8h às 11h e contará com uma programação diversificada de quatro palestras. Os temas abordados incluem "Vínculos Familiares e Saúde Mental", "Sexualidade e Saúde Mental", "Contexto Escolar e Saúde Mental" e "Dependência Digital". As apresentações serão conduzidas por psicólogos especializados.
Ações municipais
Durante o mês de setembro, o Setor de Saúde Mental desenvolveu um calendário de ações voltadas para a conscientização sobre a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio.
Diversas escolas estaduais e municipais estão participando das atividades relacionadas à campanha, englobando desde o 5º ano até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Instituições como Castelo Branco, Dom Bosco, Caic, Cabo Luiz Quevedo, Adir Mascia General Osório, Marília Sanchotene Felice, Moacyr Ramos e Dom Hermeto receberam as equipes do setor de Saúde Mental em diferentes turnos — manhã, tarde e noite. Além disso, os alunos estão envolvidos em grupos promovidos pelo Programa Saúde na Escola.
As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) foram decoradas e estão distribuindo materiais informativos sobre o Setembro Amarelo. Nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), estão sendo realizadas atividades interativas com os pacientes. A coordenadora do setor, Elisa Rosa, explicou que a rede pública de saúde realiza atividades voltadas para a saúde mental ao longo de todo o ano, tanto nas ESFs quanto nos Caps.
No dia 10 de setembro, ocorreu uma atividade de educação permanente para os Agentes Comunitários de Saúde, tanto no turno da manhã quanto no da tarde. Já no dia 17, os profissionais das ESFs e dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes participaram de uma atividade similar.
Confira a programação completa do seminário
08h00min - Credenciamento
08h30 - Mesa de abertura
08h45 - "Vínculos Familiares e Saúde Mental" - Caroline Maidana - Psicóloga
09h15 - "Sexualidade e Saúde Mental" - Rodrigo Lemos - Professor e Coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unipampa
09h45 - Coffe break
10h00 - "Contexto Escolar e Saúde Mental" - Lucas Domingues - Professor
10h30 - "Dependência Digital" - Marcelo Quintana - Psicólogo
11h00min – Encerramento
Deixe seu comentário