Licitação do transporte público ainda não tem previsão de data
Doação
Banco de Sangue de Uruguaiana está com estoque baixo

Gabriela Barcellos-JC - O banco fica localizado no Hospital Santa Casa de Uruguaiana.
O Banco de Sangue Municipal precisa de doações de sangue de todos os tipos. De acordo com o Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), que administra o serviço, os estoques estão baixos, especialmente os de sangue com fator Rh negativo. No mês de agosto, foram realizadas apenas 162 doações de sangue e 173 transfusões, incluindo todos os tipos de hemocomponentes.
O serviço é direcionado aos pacientes atendidos pelo Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU). A maior demanda vem do serviço de oncologia da instituição, que é referência regional, e da Clínica Renal Municipal, que também é administrada pelo HSCU.
Quem pode doar
Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue, localizado junto ao Hospital Santa Casa, de segunda a sexta-feira das 8 às 13h. Os doadores precisam levar documento de identidade com foto.
É preciso: pesar mais de 50kg, estar alimentado (evite alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores), estar descansado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas três horas; ser e estar saudável e ser sincero quanto ao histórico de saúde durante a triagem.
Além disso, é necessário ter entre 18 e 69 anos caso seja doador recorrente, no entanto, a primeira doação só poderá ser realizada até os 60 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar com autorização e acompanhamento de um responsável. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres até três vezes. Ambos precisam respeitar o intervalo de 60 dias e 90 dias entre doações respectivamente.
Não pode doar
Há impeditivos definitivos e temporários para a doação. Não podem doar pessoas que tiveram ou tem doenças como Chagas, Malária, Sífilis e hepatite viral após os dez anos de idade; quem recebeu transfusão ou fez tatuagens ou piercings nos últimos 12 meses; quem passou por cirurgia recentemente ou é usuário de substâncias injetais.
Quem se vacinou recentemente precisa esperar o período indicado no imunizante, assim como pessoas com quadro gripal que devem aguardar estarem curadas. No caso das vacinas contra a covid-19, por exemplo, o período de espera é de dois dias para a Coronavac e sete dias para os demais imunizantes.
O processo de doação de sangue é relativamente rápido. O doador passará por uma triagem clínica, que inclui verificação da pressão arterial, frequência cardíacae glicose. Se estiver tudo bem, ela passa para a entrevista, na qual responderá a uma série de perguntas, que serão determinantes para a doação. Nesse momento é preciso ser sincero – o conteúdo da entrevista é sigiloso.
Após passar pela triagem, o doador faz a coleta, que leva cerca de cinco minutos. São coletados cerca de 450 ml de sangue, dos quais uma pequena parte é utilizada para testes laboratoriais e o restante é preparado para as doações – após ser liberado pelos testes.
Deixe seu comentário