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Sistema

Novo Saeb usará tecnologia para aprimorar avaliação

Ilustração -

Em participação no webinário "Fronteiras da Avaliação", promovido pela Fundação Lemann, na segunda-feira, 26/10, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, falou sobre a reformulação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Novo Saeb contará, já em 2022, com provas digitais a partir do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.

O objetivo é aprimorar a qualidade da avaliação, com o advento da tecnologia. "Vamos precisar migrar. Por isso, o Novo Saeb já nasce digital", comentou Lopes, ao falar da transição entre o modelo avaliativo em papel e o novo formato a ser implementado. Alunos do 2º, 3º e 4º ano, no entanto, ainda contarão com a aplicação tradicional.

Além da nova plataforma utilizada na aplicação, o Novo Saeb terá provas adaptativas, com o sorteio das questões seguintes pelo computador. A cada item que o aluno fizer, o sistema apresentará a questão seguinte, baseada na resposta dada no item anterior. Cada avaliação, portanto, será única para o estudante. O objetivo é ter mais agilidade e precisão no cálculo da proficiência dos participantes. O novo formato também permitirá uma cobertura mais eficiente da matriz de prova, com menos itens incorporados à avaliação.

Outra novidade na reformulação do Saeb diz respeito à utilização de questões abertas na prova - atualmente, existem somente itens de múltipla escolha. O Inep levará os equipamentos para a aplicação digital aos locais de prova. Nesse sentido, as escolas não precisarão ter acesso à internet.

Saeb

Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação em larga escala, realizado periodicamente pelo Inep. O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes.  

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