2ª etapa
Inep divulga resultado preliminar do Revalida

ilustração - O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional -
Foi divulgado na quarta-feira, 1/2, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o resultado da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2. O participante pode conferir seu desempenho na prova de habilidades clínicas através do Sistema Revalida.
De acordo com o Inep, o candidato que tiver em situação de reprovado e desejar interpor recurso ao resultado preliminar pode solicitá-lo até a próxima segunda-feira, 6/2, pela plataforma. Os resultados do exame serão divulgados no dia 9 de março, por meio do Sistema Revalida.
Os recursos ao resultado preliminar da segunda etapa do Revalida 2022/2 deverão conter somente questionamentos relacionados às pontuações atribuídas a cada quesito avaliado, em conformidade com as versões finais do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), espécie de gabarito do exame. O documento com a avaliação do conjunto de procedimentos realizados pelos participantes também está disponível para consulta.
O espelho detalhado do resultado preliminar e as filmagens estarão disponíveis, no sistema do exame, para visualização do participante somente no período de interposição de recursos ao resultado preliminar da prova de habilidades clínicas. O material visa exclusivamente à interposição de recursos, sendo proibido o seu download e a sua divulgação para outros fins, conforme definido em edital de prova.
Provas
A segunda etapa do exame foi aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022. A estrutura da prova de habilidades clínicas contou com um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizaram tarefas específicas das cinco grandes áreas de exercício profissional, sendo elas: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia.
O exame apresentou situações-problema e estudos de casos, que consistiram na investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras ações. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Deixe seu comentário