Liga Gaúcha
Uruguaianense inicia disputa contra a AMF de Marau neste domingo

Todo cuidado é pouco numa fase eliminatória. Esse ditado nunca foi tão atual. Se levarmos em consideração o que aconteceu na Liga Gaúcha de Futsal, que iniciou as disputas das oitavas de final esta semana, a afirmação é ainda mais verdadeira.
Após 17 rodadas, foram conhecidos na terça-feira (3) os confrontos das oitavas de final do Gauchão de Futsal. Destaque para o Atlântico de Erechim, que venceu a AGE de Guaporé pela última rodada, por 4 a 3, e chegou à primeira colocação, com 41 pontos. O time do norte do Rio Grande do Sul ficou com a mesma pontuação da ACBF, mas foi superior nos critérios de desempate, como, por exemplo, o ataque: foram 79 gols marcados em 17 partidas.
Outros dois jogos foram realizados naquela noite e, também, determinaram os cruzamentos das oitavas de final: em casa, em Seberi, a Afucs foi derrotada pelo Santa Rosa por 5 a 4; enquanto o Guarany de Espumoso goleou a Sercca por 4 a 1, jogando em casa.
Antes mesmo da rodada iniciar, dois times já estavam rebaixados: Alaf (Lajeado) e AVF (Vacaria).
O que poderia indicar um favoritismo sem precedentes, afinal de contas o Atlântico terminou a fase classificatória do Gauchão em primeiro lugar, tendo a conquistado a mesma posição na Liga Nacional (LNF), de nada valeu. Pois o imponderável mais uma vez preponderou. No esporte, o imprevisível muitas vezes predomina sobre o favoritismo. Mesmo sendo uma disputa com larga diferença, no futsal, essas surpresas são corriqueiras, apesar de ninguém acreditar que elas possam ocorrer.
Mas novamente a “zebra” voltou a percorrer as quadras do futsal gaúcho. No cruzamento definido pelo regulamento da Liga Gaúcha de Futsal o primeiro colocado enfrentaria a equipe de pior campanha na fase classificatória. Em dois embates, Atlântico e Afucs ficaram frente a frente para definir quem seria o primeiro classificado para a fase quartas-de-final da LGF. Na primeira partida, vitória da Afucs por 4x3, faltando 30 segundos para o final da partida.
Pior campanha da primeira fase entre os classificados, a Afucs, de Seberi, derrotou o poderoso Atlântico, de Erechim, nos pênaltis, por 5x3, na quinta-feira (12), no Caldeirão do Galo, depois de perder no tempo normal por 4x1 e empatar em 0x0 na prorrogação, e garantiu vaga na fase seguinte do Gauchão 2023.
A Uruguaianense vai enfrentar a AMF, de Marau, a partir deste domingo (15), a partir das 19h. O jogo de volta acontece em Uruguaiana, no sábado, 21 de outubro, a partir das 20h, no Ginásio Municipal. Apesar das diferenças de campanha das duas equipes na fase de classificação, o exemplo do que aconteceu com o Atlântico de Erechim tem sido um dos principais argumentos para motivar ainda mais o plantel do tricolor da Fronteira para os dois confrontos contra a AMF.
Deixe seu comentário