URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cultura

Teatro Municipal ganha espaço que homenageia o Balé de Uruguaiana

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - .O pediatra Raul Valls é o organizador da galeria e promotor da homenagem a bailarina russa.

No sábado, 25/3, foi inaugurado no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa o “Espaço Marina Fedossejeva - Tributo a uma estrela”. A homenagem à bailarina, professora de dança clássica e coreógrafa Marina Fedossejeva foi devido ao seu trabalho marcante que colaborou substancialmente para a formação de bailarinos e artistas no Rio Grande do Sul.

Durante o evento foi mostrada, de forma didática, com a participação da professora Rossana Scorza, ex-aluna da homenageada, a linha do tempo da história do balé em Uruguaiana, ressaltando a intensa participação da professora Marina nesse contexto. Segundo o pediatra Raul Valls, organizador da galeria e promotor da homenagem, a bailarina russa tinha um vasto conhecimento sobre balé em todos os seus aspectos: desde as grandes coreografias, as composições, a arte cenográfica e os figurinos.

Sua ligação com Uruguaiana se deu pelas mãos da professora Rosalina Pandolfo Lisboa, que mantinha na cidade um conservatório de música. Como precisava à época de uma professora de dança, foi até Buenos Aires buscar um nome para trazer até a fronteira.

A professora Rosalina então fez contato com ela no final da década de 40. A aproximação das duas trouxe Marina para a fronteira, onde estiveram juntas por doze anos, até a professora russa ir morar e trabalhar em Porto Alegre. 

Marina morreu de câncer de pulmão, em 1984, um ano após receber a Medalha Cidade de Porto Alegre. Olga, sua filha, que sempre a acompanhou, professora do Instituto de Letras da UFRGS, faleceu em 1990. “Agradecemos o interesse e o esforço do Dr. Raul Valls, em buscar a montagem de um espaço tão nobre, contando parte da história da cultura de Uruguaiana, junto ao Teatro Municipal”, disse o prefeito Ronnie Mello, que na cerimônia esteve representado pelo vice-prefeito Dr.José Fernando Tarragó.

IMS disponibiliza 10 mil fotografias, gravuras e pinturas para download gratuito Anterior

IMS disponibiliza 10 mil fotografias, gravuras e pinturas para download gratuito

Cia Clandestinos estreia novo espetáculo no domingo Próximo

Cia Clandestinos estreia novo espetáculo no domingo

Deixe seu comentário