Rubens Montardo
A ciranda das cadeiras na política

Bancadas
Após a "janela eleitoral", que permitiu a troca de partido sem a perda do mandato, eis a nova composição da nossa Câmara: Bancada do PRB - Partido Republicano Brasileiro, composta por seis vereadores: Suzana Alves, Zulma Ancinello, Fernando Tarragó, Rafael Alves, Vilson Brites e Mano Gás; PP - Progressistas ficou com dois vereadores: Josefina Soares e Irani Fernandes; PDT - Partido Democrático Trabalhista que não tinha nenhum parlamentar agora conta com dois vereadores: Carmelo Madeira e José Clemente Corrêa; e o PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, que ficou com apenas um vereador: Elton da Rocha.
Bancadas II
Trocaram de partido: os vereadores Rafael Alves e Vilson Brites saíram do MDB para o PRB; Carmelo Madeira e José Clemente deixaram o PSDB e foram para o PDT; Mano Gás mudou do PSDB para o PRB; Elton da Rocha saiu do PP e foi para o PSDB; e Fernando Tarragó deixou o PSD e filiou-se ao PRB.
Democratas
Também, na janela partidária, a ex-vice-prefeita e ex-vereadora, professora Neraí Santos Kaufmann saiu do PSDB e foi para o DEM - Democratas, onde deverá pleitear uma vaga no parlamento municipal.
Vice-prefeito
Pela atual conjuntura surge a chance do PRB, liderado pelo presidente Efraim da Silva Saltz, emplacar o médico Fernando Tarragó na majoritária, no cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Ronnie Mello. Outro nome que circula forte pelos bastidores é do ex-vereador e radialista, Egídio Carvalho.
Articulador
No último triênio, o principal e mais exitoso articulador político na cidade é o atual secretário municipal de Governo, Paulo Peixoto Fossari. Além de manter seu grupo político unido, desarticulou qualquer resquício de oposição na Câmara e está montando uma coligação que poderá ter oito siglas em apoio ao seu pré-candidato ao Paço Municipal, o atual prefeito Ronnie Mello.
Articulador II
Merece destaque o competente e recente trabalho de articulação capitaneado pelo hábil presidente do PRB local, Efraim Saltz, que de dois subiu para seis vereadores na sua sigla. Agora, o Republicanos é a maior bancada no parlamento local e, sem dúvida, cacifou a sigla para voos políticos mais altos.
Articulador III
Também, merece nota a jovem liderança trabalhista de Marcelo Lemos que conquistou dois vereadores (Carmelo Madeira e José Clemente) para sua sigla, o PDT, que não tinha bancada. Marcelo Lemos se elegeu no pleito de 2012, com 1.635 votos mas por falta de quociente eleitoral não conseguiu a reeleição em 2016, mesmo obtendo 1.314 votos. Ainda, filiaram-se e retornaram ao PDT, o ex-prefeito Brasil Carús e o ex-vereador e ex-vice-prefeito Nilton Coradini.
Articulador IV
Nesta ciranda das cadeiras, lembro de um ditado que usava meu querido e saudoso amigo e ex-vereador, advogado Willy Santurio Ramos: "Quem tem doces para dar, fica sempre popular".
Prefeituráveis
Por enquanto, temos três pré-candidatos a prefeito de Uruguaiana: o atual Ronnie Mello (PP), que em 2016 venceu o pleito com 28.305 votos atingindo o percentual de 63,02%; o ex-prefeito Neíto Bonotto, agora no PSDB, e que na eleição de 2008, pelo MDB, ficou em segundo lugar com 17.339 votos; e estreando na política, o Delegado da Polícia Federal, André Luiz Martins Epifânio (DEM).
Curiosidades
A primeira vez que o DEM teve candidato a prefeito em Uruguaiana foi em 1985, na chapa liderada pelo advogado Francisco Bermúdez, no então PFL. Depois, voltou a concorrer com o médico José Fernando Tarragó no pleito de 2000. Agora, pela terceira vez, provavelmente com chapa pura, deverá tentar o Paço Municipal, apresentando como pré-candidato o Delegado Epifânio. Detalhe: na eleição de 1992, em coligação, o PFL (atual DEM), elegeu o vice-prefeito, José Fernando Tarragó na chapa vencedora liderada por Eloy Arcídio Trojan (PDS, hoje PP).
Palpite
PRB e PP devem disputar quem fará mais cadeiras no parlamento municipal este ano: três ou quatro cada
Declínio
O PSDB sofre hoje o que o PTB sofreu depois de deixar o Paço Municipal: o encolhimento, com a perda de parlamentares e filiados.
Vereadores
Pelo visto, a Câmara Municipal de Uruguaiana permanecerá com apenas 11 vereadores na próxima legislatura. Pelo número de eleitores e o porte da cidade, deveríamos ter 17 ou 19 parlamentares. O orçamento é o mesmo e a representatividade seria maior.
Conspiração
Diálogo vazado onde o atual ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM) e seu ex-colega Osmar Terra (MDB), conspiram pela queda do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deixou ambos em situação embaraçosa.
Conselho
Nestes episódios sempre é bom lembrar um sábio conselho do experiente e cauteloso político mineiro, o ex-presidente Tancredo Neves: "homens públicos não têm nenhuma conversa importante por telefone". E olhem que na época do Dr. Tancredo ainda não estava popularizado o famigerado celular e inexistiam as redes sociais.
Abraço
O abraço da semana vai para o prezado amigo, professor e ex-diretor do Colégio Dom Hermeto, Osvaldo Michelena
Saudade
A saudade da semana é do genial Jesus Maria Macuco, do seu talento e de seus inventos.
Deixe seu comentário