URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ricardo Peró Job

Luzes & Sombras

Carnaval

Os organizadores do carnaval de Uruguaiana ainda não se deram conta que os corriqueiros e irritantes atrasos nos desfiles das escolas de samba na Avenida Presidente Vargas terminarão por sepultar nossa maior festa popular.

Censurado

O escritor Ian Fleming foi censurado pelo politicamente correto. A editora britânica que irá relançar no mês que abril os livros de James Bond - em comemoração os 70 anos da criação do agente 007 - avisou que a das novas edições foram retiradas todas as referências consideradas racistas ou machistas. Teria 007 se transformado em um militante woke?

Rainha

José Rainha Júnior foi preso mais uma vez. Outro diretor da tal “Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade”, dissidência do MST, Luciano Lima também foi preso. A acusação, novamente, foi de extorsão. Rainha e seu amiguinho teriam extorquido no mínimo seis proprietários rurais, na base do “ou paga ou a gente invade”, poucos dias antes do chamado “Carnaval Vermelho”, uma série de invasões te terras orquestrada pelo movimento.

Desmatamento

Embora o levantamento da plataforma Terra Brasilis, que monitora o desmatamento na Amazônia Legal – tenha sido feito apenas até o dia 17 de fevereiro, o mês registrou recorde de desmatamento em relação aos últimos trinta anos. Já o INPE, que monitora desmatamentos por satélites a região desde 1988, e que durante o governo anterior divulgava com alarde o desmatamento, continua sem nenhuma atualização desde que Luiz Inácio da Silva, o “Lula” assumiu o governo. A última vez que o Instituto divulgou dados foi em novembro de 2022.

Joias

Segundo a legislação brasileira, presentes doados aos presidentes por autoridades estrangeiras devem ser incorporados ao patrimônio da União. Em outubro de 2020, um funcionário da presidência da República, em missão oficial procedente da Arábia Saudita, teve a sua bagagem revistada pela alfandega, que constatou que este carregava as joias em questão. O servidor declarou que era um presente do governo da Arábia Saudita ao presidente brasileiro e esposa. RF reteve os bens. No dia 28 de outubro, dois dias após a apreensão, portanto tardiamente, um ofício foi enviado à Receita por parte do chefe-adjunto do setor de Documentação Histórica do Gabinete Pessoal da Presidência, dizendo que “se faz necessário e imprescindível que seja dado ao acervo o destino legal adequado”, indicando que o material deveria ser incorporado ao patrimônio da União. O caso dos presentes não é novidade e só veio à baila devido à apreensão do material pela Receita Federal. É comum presidentes receberem presentes de autoridades estrangeiras em suas visitas oficiais e, muitos deles, ao arrepio da lei, terminam por engordar o patrimônio dos mandantes. Durante seus dois mandatos anteriores, o agora presidente Luiz Inácio da Silva também recebeu joias de alto valor, como uma adaga em ouro cravejada com pedras preciosas, presente de seu falecido amigo e ex-presidente da Líbia Muammar Kadaffi, um punhal de ouro cravejado com pedras preciosas recebido do rei Mohammed, de Marrocos, uma estátua de Camelos em ouro maciço e cristal dos Emirados Árabes, uma coroa de Jade e ouro do presidente da Coréia do Sul e um conjunto de taças de prata doado pela Rainha Elizabeth da Inglaterra. Ao fim de seu mandato, “Lula” levou para casa 133 presentes já incorporados ao patrimônio da União. Anos depois, uma parte deles foi apreendida pela Polícia Federal.

Luzes & Sombras Anterior

Luzes & Sombras

Luzes & Sombras Próximo

Luzes & Sombras

Deixe seu comentário