URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Velasques

Primeiras páginas

A leitura estimula várias partes do cérebro, a linguagem oral e a escrita, desenvolve o raciocínio lógico e a concentração, o pensamento crítico e tantos outros benefícios. Ela é apresentada com mais intensidade na fase de alfabetização principalmente nas escolas, mas famílias que sabem de todos esses benefícios e que já possuem esse hábito fazem questão de trazer para a rotina da criança os livros.
 Enquanto em alguns lares é comum presentear com eles e não só com brinquedos, em outros existe a dúvida sobre a idade específica para dar esse lindo presente. Muitos pais acreditam que só devem oferecer depois que a criança já está lendo, mas é comprovado cientificamente que quanto mais cedo ela tiver contato com eles, maior será seu interesse em aprender sobre coisas novas e continuar gostando de ler.
Ainda bebê são indicados aqueles livros emborrachados que podem ser mordidos, apertados, molhados e colocados na boca, já que os pequeninos na fase oral gostam de experimentar tudo o que conseguem pegar. Com estímulos assim, desenvolverão com mais facilidade a fala, identificarão objetos,cores,  animais e infinitas outras possibilidades. Enquanto ainda não souberem ler, os mais interessantes são aqueles com pouca escrita e muita ilustração, de preferência com histórias prontas para colorir, estimulando a motricidade fina. Quando vão aprendendo a relacionar as letras aos sons e começam a formar sílabas, livros com linguagem simples da idade, poucas escritas e de preferência com letra palito, são os que irão oferecer maior facilidade em suas primeiras tentativas de leituras.
Existem muitos modelos para os leitores mirins, o mundo do livro infantil não possui limites para a criatividade e desenvolvimento de novas aprendizagens para nossas crianças. Encontramos com texturas, dedoches, jogos, desafios e outros brinquedos. O mercado do livro infantil tem se especializado em oferecer diversas possibilidades de diversão para conquistar novos pequenos e exigentes leitores. Além dos clássicos, é claro.
Não podemos deixar só as escolas oferecerem momentos da leitura, ofertar vários livros e hora do conto. A família tem que trazer para a rotina da criança esse hábito também, já que quanto mais cedo existir esse interesse e for ofertada diversas possibilidades de leituras como revistas em quadrinhos, jornais, rótulos, a curiosidade será estimulada e a aprendizagem acontecerá com mais tranquilidade e facilidade. A fala e a escrita irão melhorar também.
Ler para o seu filho é uma forma de estimulá-lo a gostar de livros, então, tire um tempo para fazer isso, pode ser antes de ir dormir, ou em algum outro momento que fique mais confortável para você e a criança. Se esse hábito ainda não é comum na sua casa, faça o possível para que seja. Ele aumentará o vínculo entre a família, proporcionará momentos de interação e relaxamento, estimulará a criatividade, curiosidade, auxiliará na interpretação de textos e resoluções de problemas, tanto na escola como futuramente na vida. Ler além de ser prazeroso, é saudável e muito enriquecedor. Comprar livros é oferecer conhecimento, a maior herança que uma família pode dar. Vamos tirar nossas crianças da dependência desse mundo digital com respostas prontas e imediatismo, vamos estimulá-las a pensar, imaginar e vivenciar outras aventuras em lugares e mundos diferentes sem sair do lugar, entendo que os livros são mágicos e tão encantadores como brinquedos e aparelhos digitais.

Responsabilidades Anterior

Responsabilidades

Vida exposta Próximo

Vida exposta

Deixe seu comentário