URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Velasques

O dia delas

Em outubro comemoramos o Dia das Crianças, uma data especial para elas, já que a grande maioria ganha brinquedos de presente. Com o retorno das aulas presenciais, as escolas voltaram a fazer atividades diferenciadas nessa semana, misturando momentos divertidos com a aprendizagem, pois o que a garotada mais gosta é de diversão. Aliás, energia é o que não falta, e a convivência com os coleguinhas deixou elas ainda mais eufóricas. Para os pais ou responsáveis, fica a paciência para aguentar tanta agitação em casa, já bastava os meses intermináveis de isolamento.
Doze de outubro pode até estar no calendário para ser o dia delas, mas convenhamos, todos os dias com elas são bem movimentados, desafiadores e não menos divertidos. Mais do que presentes, o maior desejo é a presença. Mas não aquela que fica somente no computador ou celular, o normal da pandemia, porque muitos pais tiveram que trabalhar em casa. A presença desejada é aquela que acompanha com os olhos, ouve com atenção e se movimenta junto. Seja com uma música para dançar, um filme para assistir com pipoca, um bolo fresquinho feito ao final da tarde com a ilustre ajuda infantil. Aprenda a ter como meta comprar jogos de mesa para uma melhor interação entre a família. Entre na piscina quando ela estiver montada e as temperaturas altas. Compre uma bicicleta, fará bem para a sua saúde e vocês poderão pedalar juntos em uma distância maior. Desafie seu filho em jogos on line, ou em uma partida de futebol, vôlei, ou qualquer outro esporte. Brinque de bonecas com a sua filha, peça para ela um chá. Faça passeios, sejam voluntários em alguma causa. Separe roupas e brinquedos para doação...
Existem tantas possibilidades de estar junto, mesmo que em alguns minutos durante o dia. Se por uma hora ainda for algo que dificilmente acontecerá, separe o final de semana, seja à tarde ou alguns minutos para brincar ou conversar se for adolescente, assistir um desenho animado ou filme na televisão. "Seu filho não precisa de você o dia inteiro, mas certamente você precisa dispor um tempo para ficar com seu filho." SHINYASHIKI (1997). Não permita que a internet com os amigos virtuais ocupem mais espaço na vida do seu filho do que você.   
Todos possuem prioridades, mas os filhos devem ser uma delas, e isso nem precisava ser lembrado ou discutido. Não permita que as cobranças e os problemas que fazem parte da nossa rotina roubem minutos e horas de convivência da vida de vocês. Um dia eles irão crescer e partir, a casa ficará grande e silenciosa, e não podemos reclamar que o tempo passou tão rápido ou permitir que eles repitam o que falávamos de nossos pais: trabalhavam muito e não podiam ficar perto de nós. Temos que nos esforçar a fazer diferente. Mesmo com um dia exaustivo se organize para conversar, interagir, ler um livro, levar para passear. A condição e o tempo quem sabe e faz é você. E não espere por datas comemorativas para se lembrar disso, lembre-se que nossos pequenos passaram por restrições de ir e vir ano passado, é hora de fazer dos dias da gurizada momentos mais felizes.
Pense nisso!

Nada substitui o professor Anterior

Nada substitui o professor

Setembro amarelo Próximo

Setembro amarelo

Deixe seu comentário