URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Pereira Velasques

Material escolar

Estamos nos últimos dias de férias escolares, chegou o momento de comprar material escolar. Quem foi adiando durante esse tempo de recesso agora não tem mais como deixar para depois. Independente de a criança estudar em uma escola particular ou pública, as famílias já sabem que esse gasto necessário faz parte do orçamento todos os anos.

Uma dica interessante antes de ir às compras é junto com o filho organizar o quarto, armários e a antiga mochila, assim dá para ver quantas coisas poderão ser reaproveitadas como: estojo, régua, apontador, canetas, deixando para comprar o que realmente ainda falta. Se a criança já tem noção de preço é interessante levar junto, assim aprenderão a comprar com prudência e paciência, pesquisando e avaliando o que realmente é necessário. Aprendendo a diferenciar, por exemplo, um caderno com o personagem da moda por um da mesma qualidade mas com imagens simples.  Se o filho já recebe mesada, é bom ensinar a escolher o que se pode comprar com o que tem em mãos, já administrando o seu dinheiro.

O que parece ser mais um momento de gastos pode se tornar ótimo para aprender sobre finanças e frear o consumismo atual, educando e discutindo com os filhos o que é necessário e o que é modismo. Mostrar a eles que nem tudo que queremos é o que precisamos na escola, e que alguns materiais só poderão ser comprados após o início das aulas.

Até no momento de ir comprar o material escolar a criança aprende e ainda leva para toda a sua vida esse novo conhecimento, que não foi apenas falado,  mas vivenciado. A educação financeira deve começar cedo e de preferência em casa, lugar onde ela vive, convive e sobrevive. As crianças e os jovens podem e devem saber qual a realidade da família, lógico cada um com seu nível de entendimento. E quando menos se espera, aprendem a comprar com consciência e responsabilidade.

Sem máscaras Anterior

Sem máscaras

Desapegue Próximo

Desapegue

Deixe seu comentário