URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Pereira Velasques

Desconstrução

Eles estão ligados em tudo o que acontece nas redes sociais. O passatempo preferido são jogos on line. Imediatistas, querem tudo para ontem. Em casa a comida é feita no microondas e ao realizar os temas do colégio para conseguir as respostas corretas é só acessar o Google. Tudo rápido e instantâneo como aquele macarrão baratinho que em três minutos fica pronto. Depressivos, ansiosos, irritados. Ouvir não é uma ofensa, desestrutura qualquer pensamento e as reações são as mais diversas.

 A escola e a família começam as ser vistas como fardos pesados para carregar, porque lugares onde horários e regras fazem parte da rotina não são agradáveis como o mundo digital. As perguntas que precisamos fazer são: como essa geração chegou nesse nível? Onde falhamos? O interessante é que somos a geração que trabalhou para construir o que hoje oferecemos para os filhos. Acredito que é a correria do dia a dia. A terceirização da educação. Todos precisam trabalhar, e com quem o filho vai ficar? Ou fazendo o quê? Se der para ir cumprir o meu horário e no fim do mês receber meu salário, a gente improvisa, dá um jeito, consegue um parente, paga alguém, coloca em mais atividades extras escolares, e se já forem maiores, fica em casa mesmo. Deixamos de estar presente.

Trabalhe mais, ganhe mais, tenha mais, oferte mais para seu filho, mas faça parte da vida dele também. Se atualize na rotina, interesses, amizades, o que vê, ouve e conversa nas redes sociais. Abra mão de algo e viva um tempo com sua criança ou adolescente. Se o fim de semana é o único momento para família, aproveite! Em casa ou em um passeio, mas conviva, interaja, seja presente e dê menos presente.  Quando a criança e o jovem não tem com quem conversar ou confiar, é na rua ou na internet, que hoje em dia tem diferentes autodenominados influenciadores digitais, que irão buscar refúgio e exemplos para seguir. Toda essa barbárie que está acontecendo nos educandários do nosso país é o sinal da total desconstrução da educação nas famílias, que há anos transferiu para a escola o que não é de sua responsabilidade, já que educar é uma das funções da família e transmitir conhecimentos  das instituições de ensino. Nossa sociedade há muito tempo está doente, e a escola é  apenas o  reflexo.

Minutos de atenção Anterior

Minutos de atenção

Queremos viver Próximo

Queremos viver

Deixe seu comentário