URUGUAIANA JN PREVISÃO

AME

Zolgensma passa a ter cobertura em planos de saúde

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Zolgensma é a primeira terapia genética a ser coberta por planos de saúde.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, na segunda-feira, 6/2, a incorporação de quatro novos medicamentos ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que deverão ser cobertos pelos planos de saúde, incluindo o Zolgensma, considerado um dos remédios mais caros do mundo. Desenvolvido para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), o valor da medicação pode chegar a 6,5 milhões de reais, dependendo do acordo.

Além do Zolgensma, a decisão da ANS também inclui no rol de cobertura obrigatório dos planos de saúde os seguintes remédios: Dupilumabe, Romosozumabe e Zanubrutinibe. A medida deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta semana, quando passará a valer para todos os usuários dos convênios.

Além de ser um dos remédios mais caros do mundo, o Zolgensma, desenvolvido pela Novartis, é a primeira terapia genética a ser incluída na cobertura obrigatória dos planos de saúde. O uso é restrito apenas a casos de AME em bebês, sem o tratamento de última geração, os riscos de vida para a criança são altos.

Isso porque a AME é uma condição degenerativa, que interfere na capacidade do corpo em produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, os responsáveis pelos gestos voluntários vitais do corpo, como respirar, engolir e se mover. Com a doença, a pessoa começa a atrofiar a musculatura, de forma progressiva, o que pode ser fatal.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou que o Zolgensma também seria incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), após decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde (Conitec). O medicamento ainda deve chegar, de forma gratuita, já que está no processo de incorporação.

Brasil tem 546 mil médicos; proporção é de 2,56 por mil habitantes Anterior

Brasil tem 546 mil médicos; proporção é de 2,56 por mil habitantes

Voluntários da Aapecan se reúnem para início das atividades Próximo

Voluntários da Aapecan se reúnem para início das atividades

Deixe seu comentário