SMS orienta o que fazer com remédios vencidos

Fazer o descarte de medicamentos vencidos ou de medicamentos que sobraram de algum tratamento feito jogando-os no lixo comum ou no esgoto doméstico não é uma boa solução. Isso porque os sistemas de tratamento de esgoto não conseguem eliminar algumas substâncias dos medicamentos, que acabam contaminando o meio ambiente, podendo assim causar danos aos seres vivos que nele habitam.
Então, que destino dar aos medicamentos? Existem muitos locais que aceitam remédios e seringas descartados pela população. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que os “medicamentos vencidos ou em desuso podem ser entregues nas Farmácias da SMS e também nas farmácias comerciais”, revela a farmacêutica Raqueli Bittencourt.
Nos bairros os medicamentos podem ser descartados na farmácia do Bairro União das Vilas (ESF 7), Tabajara Brites (ESF 14) e no bairro Hípica (ESF 15) ou ainda na farmácia Básica Municipal localizada na Esplanada da Estação.
Restos de medicamentos sem o destino correto podem causar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas, resultando em reações adversas graves e intoxicações. Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais. O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos.
Cientistas já comprovaram que os antibióticos no meio ambiente, por exemplo, não chegam a matar os animais, mas aumentam a resistência de bactérias, o que afeta também os humanos.
Deixe seu comentário