URUGUAIANA JN PREVISÃO

SMS orienta o que fazer com remédios vencidos

Fazer o descarte de medicamentos vencidos ou de medicamentos que sobraram de algum tratamento feito jogando-os no lixo comum ou no esgoto doméstico não é uma boa solução. Isso porque os sistemas de tratamento de esgoto não conseguem eliminar algumas substâncias dos medicamentos, que acabam contaminando o meio ambiente, podendo assim causar danos aos seres vivos que nele habitam. 

Então, que destino dar aos medicamentos? Existem muitos locais que aceitam remédios e seringas descartados pela população. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que os “medicamentos vencidos ou em desuso podem ser entregues nas Farmácias da SMS e também nas farmácias comerciais”, revela a farmacêutica Raqueli Bittencourt.  

Nos bairros os medicamentos podem ser descartados na farmácia do Bairro União das Vilas (ESF 7), Tabajara Brites (ESF 14) e no bairro Hípica (ESF 15) ou ainda na farmácia Básica Municipal localizada na Esplanada da Estação.  

Restos de medicamentos sem o destino correto podem causar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas, resultando em reações adversas graves e intoxicações.  Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais. O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos. 

Cientistas já comprovaram que os antibióticos no meio ambiente, por exemplo, não chegam a matar os animais, mas aumentam a resistência de bactérias, o que afeta também os humanos. 

Janeiro Branco 2024: Secretaria de Saúde inicia campanha pela Saúde Mental Anterior

Janeiro Branco 2024: Secretaria de Saúde inicia campanha pela Saúde Mental

Rio Grande do Sul registra aumento de cobertura vacinal em 2023 Próximo

Rio Grande do Sul registra aumento de cobertura vacinal em 2023

Deixe seu comentário