Audiência pública debate fiscalização aos acampamentos de pesca

Madalena Christofari-CMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Pescadores de Uruguaiana e Barra do Quaraí lotaram o plenário do Palácio Borges de Medeiros em audiência pública promovida pela Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico do Parlamento Uruguaianense. O objetivo foi debater dificuldades apontadas pelos pescadores após o início de uma intensa fiscalização dos órgãos ambientais em acampamentos de pescadores às margens do Rio Uruguai.
As associações representativas de pescadores profissionais procuraram a Câmara de Uruguaiana e a Câmara da Barra do Quaraí. Em ambas as casas legislativas foram realizadas reuniões para que os profissionais apresentaram as dificuldades. A partir das reuniões, os vereadores Rafael Alves (PMDB) e Carlos Delgado (PP) propuseram a audiência pública.
A reunião foi liderada pela presidente da Comissão, vereadora Suzana Alves (PRB), com a presença dos vereadores Irani Fernandes(P), Zulma Ancinello (PRB), Josefina Soares (P) e Vilsom Brites (PMDB). Estiveram presentes o comando da Delegacia Fluvial, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, e representantes das associações de pescadores, além da diretora de Meio Ambiente, que representou o Poder Executivo.
Os presentes solicitaram flexibilidade quanto às fiscalizações nas áreas de preservação permanente nas encostas do Rio Uruguai. De acordo com o exposto, a ordem de desmonte pela Patrulha Ambiental de acampamentos na região da Barra do Quaraí tem prejudicado pescadores que dependem da atividade para sobrevivência.
A audiência terminou com o comprometimento dos vereadores de Uruguaiana e da Barra em encaminhar a demanda ao Ministério Público para busca de uma solução e da redução de prejuízos aos profissiona
Deixe seu comentário