URUGUAIANA JN PREVISÃO

Sala do Empreendedor

Mais de 850 empresas foram criadas em Uruguaiana em 2023

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude) oferece aos empreendedores uma grande variedade de serviços através do projeto Sala do Empreendedor e do Tudo Fácil Empresas (TFE).

A Sala do Empreender funciona junto a Semude, na Duque de Caxias, 1 700. E o Tudo Fácil permite a abertura de empresas on-line, de forma gratuita e em apenas um acesso, com tempo máximo de 10 minutos, em um modelo que funciona para empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário.

O Tudo Fácil Empresas foi implementado em Uruguaiana em dezembro de 2022. Neste ano já realizou 1 681 atendimentos de abertura de alvarás e Microempresas Individuais (MEIs) e 1 346 baixas e alvarás.

No primeiro semestre de 2023 foram realizados 620 atendimentos para Microempreendedores Individuais (MEI) e 592 alvarás expedidos. Totalizando 1 212 atendimentos. Neste segundo semestre, os atendimentos já totalizam 198 para MEI e 278 alvarás expedidos.

Os atendimentos para MEI tiveram a maior procura no mês de março, com 128 atendimentos, seguido do mês de janeiro com 122 atendimentos. Os meses de menor procura foram junho com 22 atendimentos e setembro com 68.

Já os atendimentos de alvará também tiveram maior procura em março, com 127 atendimentos e em agosto com 117 atendimentos. E os meses de menor procura foram setembro com 61 atendimentos e fevereiro com 78. 

Entre as baixas de alvará, neste primeiro semestre foram contabilizadas 200, sendo o mês de agosto com o maior número, 88, e o mês com menor número de baixas setembro, com 15. 

O Tudo Fácil permite a abertura de empresas on-line, de forma gratuita e em apenas um acesso, com tempo máximo de 10 minutos, em um modelo que funciona para empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário.

Em Uruguaiana grade parte dos atendimentos são realizados na área do comércio. Ao total a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) envolve 421 áreas habilitadas ao Tudo Fácil, considerando que cada CNPJ pode utilizar até 21 atividades (Cnaes), sendo uma principal e as demais secundárias.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Santariano, “a avaliação do projeto é positiva, é a possibilidade de o empreendedor já sair com todas as licenças na mão, e conseguir efetuar contratos no mesmo dia”, afirma. 

Sala do Empreendedor

 Em relação ao Microempreendedor Individual (MEI) são oferecidos todos os serviços desde abertura, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), declaração, parcelamentos de dívidas e tudo que for referente ao setor.

A sala oferece aos usuários o microcrédito, através de microfinanças e disponibiliza mediante agendamento serviço jurídico e contábil de forma gratuita. É possível ainda utilizar do espaço de coworking. O espaço é disponibilizado gratuitamente para reuniões, treinamentos, palestras ou até mesmo para trabalhar durante um período. O local é equipado com mesas, cadeiras, tv, computador e internet.

Tanto o coworking, atendimento contábil ou jurídico funcionam através de agendamento prévio, para que os profissionais possam se dirigir até a secretaria e realizar as consultorias junto aos usuários. Ambos os serviços são gratuitos.

Tanto a Sala do Empreendedor, como o TFE, atende empresas dos mais diversos setores, como lojas, escritórios, consultórios, ambulantes, uma gama infinita de atividades que são atendidas pela equipe da secretaria de desenvolvimento.

Fonoaudiólogas da SMS participam de congresso no Rio de Janeiro Anterior

Fonoaudiólogas da SMS participam de congresso no Rio de Janeiro

Município realizou cinco bariátricas em 2023 Próximo

Município realizou cinco bariátricas em 2023

Deixe seu comentário