Unipampa
Unipampa tem primeira professora surda com tese de doutorado

Ascom Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Keli Krause é a primeira docente surda com título de Doutorado da instituição.
A docente Keli Krause, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Campus São Borja defendeu no último dia 15/12, a Tese de Doutorado, tornando-se assim, a primeira professora surda de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com formação em Doutorado da instituição.
A Tese intitulada "Política Cultural da Comunidade Surda: uma análise comparativa entre países sul-americanos", foi defendida pela professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob orientação do professor Emil Sobottka. A docente comentou a importância deste momento em sua formação."Estou muito feliz, pois essa pesquisa é de fundamental importância. A realização desses estudos, entrevistas e diálogo foi para compreender e analisar as culturas políticas da comunidade surda, com objetivo de mudança no ambiente político, para assim haver novas oportunidades, possibilitando aos grupos sociais surdos a divulgação de suas reivindicações para a sociedade em geral dos países sul-americanos nas lutas por reconhecimento", afirma Krause.
Keli desenvolve o projeto de extensão "Talking em Libras" voltados para a divulgação da Libras nos corredores do Campus. A dinâmica do "Talking em Libras" visa estabelecer a comunicação entre o surdo e o ouvinte, no qual os alunos ouvintes conhecem o alfabeto em Libras e começam a se comunicar na Língua Brasileira de sinais.
Compuseram a banca de defesa do doutorado os(as) professores(as) Geder Parzianello, Unipampa; Marianne Stumpf, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o professor da PUCRS, Rafael Machado Madeira. A tese foi aprovada com louvor pela banca examinadora.A docente deve voltar à Unipampa Campus São Borja em março de 2023, próximo semestre letivo.
Com informações de Ascom Unipampa
Deixe seu comentário