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Profissionalização

IFFar de Uruguaiana deve se tornar campus em 2024

Divulgação - IFFar site imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá sua primeira turma em 2025

O Governo Federal anunciou a implantação de mais de 100 Institutos Federais em todo o Brasil, com cinco deles previstos para o Rio Grande do Sul, representando um avanço significativo na expansão da educação técnica e profissionalizante no país. 

Com um investimento total de R$3,9 bilhões em obras, sendo R$2,5 bilhões destinados à criação das novas unidades e R$1,4 bilhão para a consolidação das existentes, essa iniciativa promete impactar positivamente o cenário educacional. 

O Instituto Farroupilha de Uruguaiana, que já estava em funcionamento, será beneficiado com investimentos para a construção de refeitório, biblioteca, salas de aula e aquisição de equipamentos. Essa medida vem ao encontro das diretrizes estabelecidas pela Portaria 01/2024 do MEC/Setec, publicada em janeiro de 2024, que define critérios de avaliação para a mudança de tamanho das unidades. Esses critérios incluem o número de matrículas, a oferta de cursos técnicos, a titularidade da área e a infraestrutura disponível. 

Diante do atendimento pleno desses critérios pelo Campus Avançado Uruguaiana, ele está incluído entre as unidades que terão seu status alterado. Essa mudança de tipologia será formalizada mediante ato do Ministro da Educação dentro do prazo de 120 dias a partir da publicação da referida portaria.  

De acordo com o diretor do Campus Avançado do IFFar, Jhonathan Silveira, os cursos previstos para agregar no Instituto são de Tecnólogo em Logística e Contabilidade. Além disso, o projeto pedagógico para o curso superior de Administração já está submetido para ser ofertado na instituição e será decidido na próxima terça-feira, 26/3.  

O curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas já fará parte da instituição em 2025. 

Para o Diretor do Campus, Jhonathan Silveira, a mudança já é um grande passo. No entanto, a unidade busca uma tipologia mais compatível com as demandas e tamanho da cidade/região. A mudança implica em mais investimentos na cidade, aumento da infraestrutura do Campus, oferta de novos cursos, mais vagas e recebimento de novos servidores (professores e técnicos administrativos em educação). 


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