URUGUAIANA JN PREVISÃO

Morfologia

Melhor exemplar da raça Crioula do ciclo é égua de Uruguaiana

Os grandes campeões de 2021 na final da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), foram conhecidos no sábado, 11/9, dentro da programação da Expointer. Nas fêmeas, a Grande Campeã foi a égua PP Zara da Renascer - TE, da Cabanha Renascer, de Uruguaiana (RS), que levou também o título de Melhor Exemplar da Raça e nos machos, o Grande Campeão foi o cavalo Don Gonçalo Melchor, da Cabanha Dom Gonçalo, de Cruzeiro do Sul.

Os dois exemplares se classificaram na Outonal em Esteio. A égua foi a grande campeã daquela exposição e repetiu o feito de Melhor Exemplar da raça. Já o cavalo foi o reservado grande campeão na ocasião. Muito emocionado, Leonardo Pavin, um dos proprietários da Cabanha Renascer, afirmou que a caminhada foi difícil, longa e envolveu muitas pessoas. "Família, colaboradores, todos juntos neste trabalho. E hoje, Deus nos coroou com esta vitória", salientou.

O preparador do cavalo Grande Campeão da Morfologia, Tiago Mallmann, agradeceu a Deus e à família. "Agradeço a todos que acreditaram na gente, e dizer que dá para chegar", colocou, lembrando que o cavalo é um RP 02, ou seja, a criação está no começo. Don Gonçalo Melchor foi o segundo animal registrado pela Cabanha Don Gonçalo.

O presidente da ABCCC, Onécio Prado Júnior, salientou que o evento contou com animais de qualidade ímpar e julgamentos muito bons que têm atendido ao anseio de todos."Além da qualidade, tem um número expressivo de animais participando, sendo 250 exemplares. E chegamos a um resultado excelente, mostrando que a raça continua evoluindo em todos os sentidos, ou seja, não só no quantitativo, mas, principalmente, no qualitativo", afirmou.

O dirigente também destacou que, mesmo nesse ano de pandemia, com a incerteza sobre se seria possível encerrar o ciclo, os objetivos foram atingidos. "Isso é muito gratificante para toda a nossa diretoria e para toda a raça Crioula", concluiu.

O jurado da categoria machos, Carlos Marques Gonçalves Neto, também salientou o alto nível dos animais. "O preparo dos cavalos melhorou muito nos últimos três anos. Neste ciclo, os animais vieram bem compostos na foma muscular e esquelética, com menos excesso de gordura, o que facilita com que andem e se apresentem bem melhor", observou, destacando que esse cuidado dos tratadores, criadores e expositores vem evoluindo a cada ano.

Na categoria fêmeas, o jurado Mauro Ferreira enfatizou igualmente o nível de qualidade, com animais bem preparados, com o desenho que é buscado. "Ficamos sempre ansiosos pelo resultado e com a expectativa de que as éguas disputem entre si e se imponham em pista para depois referendamos o resultado que emerge das pistas," pontuou.

Confira o resultado

Fêmeas

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça

PP Zara da Renascer-TE

Criador e expositor: Paulo Roberto Pavin

Estabelecimento: Cabanha Renascer, Uruguaiana

Reservada Grande Campeã

RE Pioneira -Te

Criador: Evaldo Francisco Da Rosa

Expositor: Evaldo Francisco da Rosa e Everson Souza Rosa

Estabelecimento: Estância Liberdade, Rolante;

3ª Colocada

Aparecida da Tropilha Padroeira

Criador e expositor: José Bernardo Terra Cardozo

Estabelecimento: Cabanha Padroeira, Santa Vitória do Palmar;

4ª Colocada

Basca Água Benta-TE

Criador e expositor: Mariana Franco Tellechea e Filhos

Estabelecimento: Cabanha Basca, Uruguaiana.

Machos

Grande Campeão

Don Gonçalo Melchor

Criador: Ramon Corbellini

Expositor: Cabanhas Don Gonçalo, Bate Casco e Iguatamã

Estabelecimento: Cabanha Don Gonçalo, Cruzeiro Do Sul

Reservado Grande Campeão

Chamamé Nochero

Criador: Fábio Scarpim Ramon

Expositor: Condomínio Chamamé Nochero

Estabelecimento: Cabanhas Askatasuna, La Compostella, Mapocho e Valente, Uruguaiana-Rs

3º Colocado

Jaguar da Gap São Pedro

Criador: Eduardo Macedo Linhares

Expositor: Eduardo Macedo Linhares e Luiz Kendy Maeda

Estabelecimento: Estância Gap São Pedro e Cabanha Santa Larissa, Uruguaiana

4º Colocado

Jalisco da Gap São Pedro

Criador: Eduardo Macedo Linhares

Expositor: Eduardo Macedo Linhares, Péricles Pereira Druck, Paulo Roberto Souto, Venício Lopes, Alexandre Espíndola, Gilberto Freitas, Marcelo Búrigo e Fábio Camargo

Estabelecimento: Estância Gap São Pedro, Parceria A Lo Largo e Cabanhas Três Taipas, Marconi, Santa Fé, Santo Anjo e Boa Vista, Uruguaiana.


Finais do Cavalo Crioulo em Esteio valorizam o trabalho dos domadores Anterior

Finais do Cavalo Crioulo em Esteio valorizam o trabalho dos domadores

Conhecidos os vencedores da primeira Supercopa do Proprietário Próximo

Conhecidos os vencedores da primeira Supercopa do Proprietário

Deixe seu comentário