Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
Palestra
Uruguaiana recebe a rainha do basquete na terça-feira

O 1º Fórum Uruguaiana Outubro Rosa: “Minha História, Minha Vida”, vai acontecer no próximo dia 10, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, a partir das 20h e terá como destaque a presença da maior pontuadora da história da seleção brasileira de basquetebol, Hortência Marcari.
A rainha do basquete falará sobre sua carreira e trajetória na palestra “Lições de uma vida: estratégia, valores e atitudes de uma campeã”. O evento é uma realização conjunta do Sebrae, Sesc e Prefeitura Municipal de Uruguaiana.
A inscrição é um quilo de alimento não perecível que será destinado ao programa Mesa Brasil, do Sesc. Para se inscrever basta acessar https://bit.ly/468arHD. As vagas são limitadas.
Hortência de Fátima Marcari é uma ex-jogadora de basquete brasileira, sendo considerada uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos. Uma das maiores homenagens já recebidas por ela, foi o convite para fazer parte do Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos, em 2002 e do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, em 2005.
A atleta é a maior pontuadora da história da seleção, com 3.160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais, média de 24,9 pontos/partida. Já disputou cinco mundiais. Atualmente, Hortência é empresária, palestrante e faz parte do time de ouro da Rede Globo.
Em 1994, a seleção não estava entre as favoritas ao título do Campeonato Mundial da Austrália. A poderosa equipe dos Estados Unidos não resistiu à seleção brasileira na semifinal. Hortência, Paula e Janeth lideraram a equipe no histórico triunfo por 110 a 107. Na decisão, vitória por 96 a 87 sobre a China. O Brasil estava no topo do mundo. Com 221 pontos, Hortência foi a cestinha do torneio.
Em 1995, a Rainha decidiu abandonar as quadras para ser mãe. Mas, movida pelo sonho de jogar a Olimpíada de Atlanta, voltou ao basquete no ano seguinte para fazer parte do grupo que conquistou a primeira medalha olímpica da história da seleção feminina. O Brasil levou a prata, perdendo a decisão para os EUA (111 a 87). Era o ponto final de uma trajetória brilhante.
Hortência deixou definitivamente as quadras, mas eternizou seu nome no esporte. Além das conquistas pela seleção, obteve inúmeros títulos e recordes atuando por clubes. É dela, inclusive, a maior pontuação de uma jogadora em uma partida: 121 pontos. O feito extraordinário foi conseguido em 1991, quando a Rainha defendia o Sorocaba em jogo contra o Socorro. Em 2005, Hortência foi a primeira brasileira a entrar no Hall da Fama dos Estados Unidos.
Texto baseado no livro "Heróis do Esporte Brasileiro", do autor Eduardo Costela (Editora Europa, 2010).
Deixe seu comentário