URUGUAIANA JN PREVISÃO

Palestra

Uruguaiana recebe a rainha do basquete na terça-feira

O 1º Fórum Uruguaiana Outubro Rosa: “Minha História, Minha Vida”, vai acontecer no próximo dia 10, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, a partir das 20h e terá como destaque a presença da maior pontuadora da história da seleção brasileira de basquetebol, Hortência Marcari.

 A rainha do basquete falará sobre sua carreira e trajetória na palestra “Lições de uma vida: estratégia, valores e atitudes de uma campeã”. O evento é uma realização conjunta do Sebrae, Sesc e Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

A inscrição é um quilo de alimento não perecível que será destinado ao programa Mesa Brasil, do Sesc. Para se inscrever basta acessar https://bit.ly/468arHD. As vagas são limitadas.

Hortência de Fátima Marcari é uma ex-jogadora de basquete brasileira, sendo considerada uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos. Uma das maiores homenagens já recebidas por ela, foi o convite para fazer parte do Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos, em 2002 e do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, em 2005.

A atleta é a maior pontuadora da história da seleção, com 3.160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais, média de 24,9 pontos/partida. Já disputou cinco mundiais. Atualmente, Hortência é empresária, palestrante e faz parte do time de ouro da Rede Globo.

Em 1994, a seleção não estava entre as favoritas ao título do Campeonato Mundial da Austrália. A poderosa equipe dos Estados Unidos não resistiu à seleção brasileira na semifinal. Hortência, Paula e Janeth lideraram a equipe no histórico triunfo por 110 a 107. Na decisão, vitória por 96 a 87 sobre a China. O Brasil estava no topo do mundo. Com 221 pontos, Hortência foi a cestinha do torneio.

Em 1995, a Rainha decidiu abandonar as quadras para ser mãe. Mas, movida pelo sonho de jogar a Olimpíada de Atlanta, voltou ao basquete no ano seguinte para fazer parte do grupo que conquistou a primeira medalha olímpica da história da seleção feminina. O Brasil levou a prata, perdendo a decisão para os EUA (111 a 87). Era o ponto final de uma trajetória brilhante.

Hortência deixou definitivamente as quadras, mas eternizou seu nome no esporte. Além das conquistas pela seleção, obteve inúmeros títulos e recordes atuando por clubes. É dela, inclusive, a maior pontuação de uma jogadora em uma partida: 121 pontos. O feito extraordinário foi conseguido em 1991, quando a Rainha defendia o Sorocaba em jogo contra o Socorro. Em 2005, Hortência foi a primeira brasileira a entrar no Hall da Fama dos Estados Unidos.   

Texto baseado no livro "Heróis do Esporte Brasileiro", do autor Eduardo Costela (Editora Europa, 2010).

Programa Vida em Movimento realiza aula de dança ao ar livre Anterior

Programa Vida em Movimento realiza aula de dança ao ar livre

Torneio de tênis em uruguaiana reuniu atletas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai Próximo

Torneio de tênis em uruguaiana reuniu atletas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai

Deixe seu comentário