Premiação
Assembleia Legislativa entrega o Prêmio Lila Ripoll de Poesia

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira, 9/8, no Solar dos Câmara, a Assembleia Legislativa RS entregou o Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2023. Na sua 17ª edição, o certame recebeu a inscrição de 2.330 poesias, de 1.060 autores diferentes, provenientes de todas as regiões brasileiras e de outros países. Após a premiação houve a apresentação musical do Quarteto Bibi Jazz, no Sarau do Solar.
Instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2004, o Prêmio Lila Ripoll de Poesia tem o intuito de fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários. As poesias vencedoras deverão ser publicadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no portal www.al.rs.gov.br/lilaripoll.
A primeira colocada na edição 2023 do Prêmio Lila Ripoll, Patrícia Dalla Lastra, de Esteio (RS), com o poema “Pequeno cuspidor de fogo”, explica que a sua obra retrata a cena bastante corriqueira de um menino que busca sua sobrevivência e talvez até de sua família, fazendo malabarismo nos semáforos das cidades brasileiras. "Este poema nos alerta e nos faz refletir sobre o menino que evade da escola, que vira pai dos seus irmãos mais novos e se responsabiliza por eles, que abdica da própria infância ao fazer um trabalho que a ele não caberia”, sustenta a autora, ao sublinhar que o Prêmio Lila Ripoll nos leva a refletir sobre os problemas sociais presentes em nosso país.
Elaine Costa Lins, de São Paulo (SP), que obteve o terceiro lugar no certame com o poema “Escuta, fui à cozinha pensar a vida”, se disse honrada pela premiação em um certame tão importante como é o Prêmio Lila Ripoll. “Foi algo bem sensível e importante, onde tive que desenvolver o eu lírico masculino ao tratar de questões de gênero. Por isso pensei, tenho que estar lá e estou muito feliz”, salientou a autora ao falar da sua poesia.
Fátima Gomes Farias, poeta e uma das juradas do Prêmio Lila Ripoll 2023, sublinhou a grande quantidade e qualidade dos poemas inscritos, tornando muito difícil a tarefa de escolher os vencedores num universo grande de excelentes obras. “O nível das poesias foi altíssimo e foi muito difícil para nós termos que excluir, mesmo tendo temáticas bem definidas”.
A Comissão Julgadora do Prêmio Lila Ripoll 2023 foi composta por Bruno Black, Elizandra Batista de Souza, Fátima Regina Gomes Farias, Marco Antonio Gotuzzo (Xirú) Antunes e Maria Valesca Santos de Assis Brasil.
Vencedores da 17ªedição do Prêmio Lila Ripoll de Poesia
- 1º Lugar “O Pequeno Cuspidor de Fogo”, de Patrícia Casal Dalla Lasta (Esteio/RS)
- 2º Lugar “As horas mortas da insônia”, de Luciana Guirland Vieira (Porto Alegre/RS)
- 3º Lugar “escuta, fui à cozinha pensar a vida”, de Elaine Costa Lins (São Paulo/SP)
Menção Honrosa
- “Menina-dragão”, de Eduarda Sthefany Souza Ferreira Gonçalves (Cariacica/ES)
- “Era”, de Rafael Oliveira da Costa (Paragominas/PA)
- “Falta na escola”, de Idalina Rayane Rodrigues (Maringá/PR)
- “Senhora”, de Carolina Meyer Silvestre (Porto Alegre/RS)
- “A cigarra cantadora e a formiga guitarreira”, de Danilo Kuhn (São Lourenço do Sul/RS)
- “Ostro-me pérolas”, de Maria Elizabeth Candio (São Paulo/SP)
- “Barreiras”, de Elaine de Oliveira de Carvalho (Guapimirim-RJ)
- “Os inimigos do povo”, de José Carlos Mendes Brandão (Bauru/SP)
- “VIia-crúcis”, de Lilian Souza de Araújo (Taubaté-SP)
- “Fogo cruzado”, de Maykon Antonio Cavalcante de Oliveira (Natal/RN)
Deixe seu comentário