URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

Recordistas

O vereador de Manaus (AM) Amom Mandel (Cidadania), de apenas 21 anos, é o deputado federal proporcionalmente mais votado do Brasil nas eleições de 2022 tendo apenas um segundo de tempo nos programas eleitorais na rádio e televisão. Mandel recebeu 288.555 votos, o que representa 14,49% dos votos válidos para deputado federal no Amazonas. Nikolas Ferreira (PL), que recebeu 1.492.047 votos em Minas Gerais e tornou-se o deputado mais votado do país em números absolutos, foi o segundo deputado federal mais votado do país proporcionalmente. Nikolas recebeu 13,32% do total de votos válidos em seu estado e aparece empatado com Bia Kicis (PL), que também recebeu o voto de 13,32% dos eleitores no Distrito Federal.

Despedida

O ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, João Doria, no dia 19/10, formalizou sua desfiliação do PSDB após 22 anos no partido. Em publicação nas redes sociais, ele disse ter "cumprido sua missão" na política. Em maio, Doria desistiu de se candidatar à Presidência, atendendo a pressões internas do partido. Neste ano, o PSDB apoiou Simone Tebet (MDB), com a senadora Mara Gabrilli (SP) como candidata a vice. Doria destacou que: "Enquanto alguns atores da política se omitiam durante a mais grave pandemia dos últimos cem anos, lutei desde o início para que nosso povo tivesse acesso a uma vacina contra a Covid-19. Atuei, acima de tudo, pela defesa da vida e da saúde dos brasileiros. Jamais cedi ao negacionismo ou a falsidades que contrariam a ciência. Tenho muito orgulho do sucesso liderado por São Paulo que ajudou a salvar 124 milhões de vidas no Brasil, que tomaram a vacina do Butantã".

Novo

O engenheiro e administrador de empresas, João Amoêdo, um dos fundadores do partido Novo e que concorreu em 2018, ao cargo de Presidente da República, abriu voto para o ex-presidente Lula no segundo turno. Em 2018, Amoedo conquistou 2.679.744 votos. No pleito deste ano, Luiz Felipe dÁvila candidato do Novo recebeu 559.708 votos.

Adeus

Apenas 12 dos 28 partidos e federações que disputaram as eleições deste ano conseguiram alcançar a cláusula de desempenho fixada pela Emenda Constitucional 97, de 2017. Durante os próximos quatro anos, somente essas 12 legendas vão poder receber dinheiro do Fundo Partidário e usar o tempo de propaganda gratuita de rádio e televisão. O balanço foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atingiram a cláusula de barreira as federações PT/PCdoB/PV, PSDB/Cidadania e Psol/Rede, além dos partidos MDB, PDT, PL, Podemos, PP, PSB, PSD, Republicanos e União. Dos 16 partidos que não alcançaram a meta, sete até conseguiram eleger deputados federais. Mas o número não foi suficiente para alcançar o critério de desempenho fixado pela legislação. São eles: Avante, PSC, Solidariedade, Patriota, PTB, Novo e Pros. Os demais - Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP - sequer tiveram parlamentares eleitos. (Fonte: Agência Senado)

Renúncia

Liz Truss renunciou ontem, dia 20/10, ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido, após uma grave crise de confiança atingir seu mandato. Ela assumiu o posto há 45 dias. Segundo Truss, haverá um processo de escolha para definir quem será o novo premiê. A líder do Partido Conservador anunciou sua decisão ao Rei Charles 3º, bem como a Graham Brady, líder do comitê que irá escolher o seu sucessor. Ela ficará no cargo até que o novo nome seja anunciado. Truss se torna, dessa forma, a primeira-ministra com passagem mais rápida por Downing Street. No pronunciamento, foi breve: afirmou que não poderia mais seguir adiante com os planos traçados para ela na época de sua eleição, quando foi escolhida para substituir Boris Johnson. A premiê disse que este é um momento de grande "instabilidade econômica e internacional".

AVC Anterior

AVC

Guerra de Fakes Próximo

Guerra de Fakes

Deixe seu comentário