Rubens Montardo Junior
Parque do Espinilho

O Parque Estadual do Espinilho (PEE) é uma unidade de conservação localizada no município brasileiro de Barra do Quaraí, no extremo sudoeste do Rio Grande do Sul. O parque foi criado em 1975 pelo Decreto Estadual Nº. 23.798, inicialmente com uma área de 276 hectares. Sua área foi ampliada em 2002, pelo Decreto Estadual Nº. 41.440, de 28 de fevereiro de 2002, ocupando agora 1.617,14 hectares. Pela sua diversidade, preservação de espécies de nossa fauna e flora, o Parque merecia um investimento, com aporte de recursos e infraestrutura (pessoal e equipamentos) de parte do Governo Estadual. O local apresenta diversas espécies de animais e plantas. O ecossistema não tem ocorrência em nenhuma outra área do país. Destaca-se que a fauna e a flora são exuberantes, uma vez que são encontrados bandos de capivaras, alguns cervos galhados, veados, graxains, pacas, lontras, jaguatiricas, socós, tachãs, colhereiros e uma infinidade de pássaros menores. O Espinilho é um vegetal arbóreo com dimensões que podem alcançar três metros de altura, espinhento e que produz uma pequena cápsula de um centímetro onde estão as sementes. A distribuição dessa vegetação é característica da região que se inicia na beira dos rios Espinilho, Mourões, Quaraí Mirim e, depois, rio Quaraí, onde está localizado o parque. Uma pergunta: Quem lutará pelo parque?
Jornalismo
No último domingo, dia 20/03, o programa Globo Rural exibiu reportagem especial sobre a trajetória de um dos mais premiados jornalistas brasileiros, o paulista José Hamilton Ribeiro que, aos 86 anos de idade e após 66 de plena atividade, gozará sua merecida aposentadoria, em sua fazenda na cidade mineira de Uberaba. Foi uma aula magna do bom jornalismo, merece ser vista e aplaudida!
Cassado
Na terça-feira, dia 22/03, a Assembleia Legislativa do RS cassou o mandato do deputado estadual Ruy Irigaray (União Brasil), que respondia pelo suposto desvio de função de servidores do gabinete para obras na casa de sua sogra. Ao todo, foram 45 votos favoráveis; três contrários; e sete deputados não votaram. Agora, o político ficará inelegível por oito anos. Eram suficientes 28 votos para cassar o mandato de Irigaray. Antes da votação, a Comissão de Ética e a Comissão de Constituição e Justiça já haviam dado parecer favorável à cassação do político. Ruy Irigaray foi eleito pelo PSL, hoje União Brasil, com 102,1 mil votos prometendo lutar contra a corrupção. O parlamentar foi o segundo mais votado entre os 55 eleitos em 2018. Em 3 de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB).
Capital
Neste sábado, dia 26/03, Porto Alegre, a capital gaúcha, completa seus 250 anos de fundação. Parabéns!
Federal
Nesta semana, Guilherme Boulos, uma das estrelas do PSOL, anunciou sua desistência em disputar o Governo de São Paulo. Boulos optou por concorre à deputação federal e ajudar seu partido a aumentar sua bancada no Congresso Nacional.
Senado
Além do jornalista Lasier Martins (Podemos) que é candidato à reeleição, por enquanto, devem disputar a vaga: Ana Amélia Lemos (PSD), Hamilton Mourão (Republicanos), Manuela D'Ávila (PC do B) e, provavelmente, José Ivo Sartori (MDB). Neste ano, somente uma vaga está em disputa.
Nomes
Vamos esperar e conferir se nomes tradicionais na política gaúcha irão pleitear um mandato na eleição de 2022. Nesta lista incluo José Fortunati, José Fogaça, Yeda Crusius, Manuela D'Ávila, Mônica Leal, Tarso Genro, Pedro Ruas e Nelson Marchezan Junior.
Vai ou não vai
Será que o governador gaúcho, Eduardo Leite vai renunciar e disputar à Presidência da República neste ano? Sairá do PSDB? Irá para o PSD? Ou ficará no cargo até o final do mandato? Façam suas apostas!
Deixe seu comentário