Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
Gripe
Uruguaiana tem quase 150 casos de influenza e uma morte

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O vírus da influenza é o que causa a gripe, uma infecção aguda do sistema respiratório.
O município de Uruguaiana registra atualmente quase 150 casos de infecções respiratórias. Os dados são do boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e atualizado na segunda-feira, 29/5.
De acordo com o documento são 94 casos de infecção pelo vírus influenza A, 32 casos por influenza B e um caso de influenza A H1N1. Por vírus sincicial respiratório são 21 casos identificados.
O boletim aponta ainda que houve três hospitalizações por influenza A, sete por influenza B e uma por influenza A H1N1. Uruguaiana também registrou um óbito por influenza B.
Vacinação
Diante deste cenário, inclusive com uma vítima fatal, era de se esperar que houvesse a procura pelo imunizante no município, mas ela ficou bem aquém da meta do Ministério da Saúde, que era de vacinar 90% da população até hoje, 31/5. Em Uruguaiana o período da campanha encerrou com cobertura vacinal de apenas 40,30% da população alvo
Contudo, a orientação do Estado é para que os municípios sigam aplicando o imunizante, que agora está disponível para todas as pessoas acima dos seis meses de idade, enquanto houver doses. Até o momento, cerca de 2,4 milhões de pessoas já se vacinaram no Estado. A SMS informou que “a campanha de influenza será prorrogada, por tempo indeterminado, enquanto houver estoque de vacina”.
Influenza
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes epidemias
Os vírus tipo A são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre. Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.
Os tipos B infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em dois principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.
Os tipos C infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias.
O H1N1 é um tipo de vírus que também pode ser chamado de influenza H1N1, gripe H1N1, influenza A e de vírus H1N1. Esse é a variação de vírus da gripe responsável por causar a gripe suína. Ela recebeu esse nome por afetar porcos ao mesmo tempo em que afetava os seres humanos, mas o vírus H1N1 é, na verdade, uma combinação de diferentes tipos de vírus influenza, inclusive com a participação do vírus da gripe aviária. De modo geral, essa é uma versão forte da gripe, que precisa ser tratada porque tem o potencial de causar complicações, podendo, inclusive, levar o paciente ao óbito.
O H1N1 é transmitido de um indivíduo para o outro por meio do contato com secreções de uma pessoa que esteja infectada com a doença. Acredita-se que o vírus H1N1 possa sobreviver no ar, por isso, os ambientes sempre devem ficar bem arejados.
Deixe seu comentário