URUGUAIANA JN PREVISÃO

Covid-19

Uruguaiana já aplicou mais de seis mil doses da vacina bivalente

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Desde segunda-feira grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) já podem receber a vacina bivalente no município.

O município de Uruguaiana já aplicou o equivalente a 6.523 doses da vacina bivalente, desde o início da campanha, no mês de fevereiro. A vacinação no município já está no público de 60 anos ou mais e iniciou na segunda-feira, 20/3, a aplicação em grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto).

Para receber a vacina bivalente é necessário ter intervalo mínimo de quatro meses em relação à aplicação da dose anterior. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h.

As aplicações contra a Covid-19 acontecem em todos os postos de saúde da cidade – exceto o grupo dos seis meses até quatro anos. Grávidas e puérperas também podem ser atendidas na Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde.

O grupo dos seis meses até 4 anos de idade é atendido somente no Posto Central, ESF 7 União das Vilas, ESF 15 Hípica e ESF 23 Santo Antônio.  Para o grupo dos 5 a 11 anos no momento estão disponíveis a 1ª dose e 2ª dose do Butantan, ambas no Posto Central.

Em relação a vacinação covid-19, doses 1 a 4, o município conta atualmente com 88,56% (110.778 ) vacinados com a dose 1; 79,20% (99.078) vacinados com a dose 2; 49,93% (62.465) com a dose 3 e 19,68% (24.627)com a dose 4.

A 1ª dose está disponível para pessoas a partir dos seis meses de idade; a 2ª dose: pessoas a partir dos seis meses de idade; 3ª dose para pessoas a partir dos seis meses de idade com intervalo de, no mínimo, quatro meses de aplicação da segunda dose; crianças de seis meses a 4 anos de idade o intervalo é de oito semanas.

Para se vacinar é preciso levar o cartão do SUS, documento com foto, comprovante de vacinação das doses anteriores, caderneta de vacinação somente para menores de 12 anos; e caderneta de gestante somente para grávidas ou puérperas.

Vacina bivalente no Estado

O Ministério da Saúde ampliou o uso da vacina bivalente contra a covid-19 para todos os grupos prioritários. Em comunicado enviado à Secretaria da Saúde (SES) na segunda-feira (20/3), o órgão federal informou que o imunizante deve ficar disponível para reforço. No Estado, a vacinação com dose bivalente deve contemplar 3,4 milhões pessoas.

“É importante que a população acredite na vacina, pois é uma medida segura e eficaz que previne o indivíduo contra complicações quando infectado pelo coronavírus, evitando hospitalizações e óbitos”, afirma a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Tani Ranieri.

Podem se vacinar com a bivalente: idosos de 60 anos ou mais de idade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência para idosos, abrigos e residenciais inclusivos (a partir de 12 anos de idade), assim como os trabalhadores desses locais; pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos de idade); indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Sobre a vacina bivalente

A bivalente é uma versão atualizada da vacina (monovalente) usada na campanha de vacinação que teve início em 2021. Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron – que é, atualmente, a de maior circulação.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A última dose deve ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses.

Estado deve vacinar 4,7 milhões de gaúchos na campanha contra influenza Anterior

Estado deve vacinar 4,7 milhões de gaúchos na campanha contra influenza

Programa Mais Médicos é retomado pelo governo Lula Próximo

Programa Mais Médicos é retomado pelo governo Lula

Deixe seu comentário