Mundial Braford chega à Esteio depois de quatro dias de Gira Técnica
Covid-19
Perda de olfato acontece por ataque imunológico às células nervosas

Desde o início da pandemia, uma questão recorrente é: por que as pessoas perdem o olfato com a covid? Em um novo estudo publicado na revista Science Translational Medicine na última semana, pesquisadores encontraram uma possível resposta concreta para essa dúvida. Segundo o artigo, a causa pode ser um ataque imunológico contínuo às células nervosas olfativas e um declínio no número dessas células.
Estudos já apontaram que a perda de olfato causada pela covid-19 pode durar um ano. Entretanto, como o próprio artigo sugere, muitas pessoas que têm o sentido alterado durante a fase aguda da infecção viral o recuperam dentro de uma a duas semanas. Para entender melhor essa consequência da doença, o grupo analisou amostras olfativas coletadas de 24 pacientes.
A análise revelou infiltração generalizada de células T envolvidas em uma resposta inflamatória no epitélio olfatório, o tecido no nariz onde estão localizadas as células nervosas do olfato. Esse processo de inflamação único persistiu apesar da ausência de níveis detectáveis de SARS-CoV-2.
Segundo os cientistas, o número de neurônios sensoriais olfativos foi diminuído justamente devido ao dano do tecido. O grupo afirma, para se ter noção, que é "quase semelhante a uma espécie de processo autoimune no nariz."
A ideia é que no futuro, a partir de outros estudos, a equipe identifique com exatidão quais locais estão danificados e quais tipos de células estão envolvidas. Será um primeiro passo para começar a projetar tratamentos para a perda de olfato que acompanha alguns casos de covid-19.
Deixe seu comentário