URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pandemia

OMS declara o fim da pandemia de covid-19

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Tedros Adhanom Ghebreyesus é diretor-geral da OMS.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, na sexta-feira, 5/5, que está encerrada a emergência declarada para a Covid-19 há mais de três anos, um marco no surgimento intermitente de uma pandemia que matou milhões de pessoas em todo o mundo e mudou a vida cotidiana em condições antes inimagináveis.

O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez o anúncio em entrevista coletiva. “É com grande esperança que eu declaro o fim da emergência global de saúde de covid-19” declarou Tedros.

Apesar do anúncio da manhã desta sexta-feira, a OMS defende que cuidados devem permanecer. Segundo o diretor-geral, o pior que qualquer país poderia fazer neste momento é usar essa notícia para baixar a guarda, desmontar os sistemas que montaram ou mandar mensagem para o seu povo de que covid não mais merece preocupação.

A alteração do status foi possível graças ao avanço da vacinação, que, de acordo com Tedros, nos permitiu ver, no último ano, tendência de queda de casos e mortes, e diminuição da pressão sobre os sistemas de saúde.

O desenvolvimento do imunizante, fruto de um esforço científico global sem precedentes, ocorreu em tempo recorde. As primeiras doses começaram a ser aplicadas em dezembro de 2020. No Brasil, a aplicação começou só no mês seguinte.

No Brasil, segundo o painel de dados do Ministério da Saúde, foram até o momento 701.494 mortos por covid-19, num total de 37.449.418 casos confirmados. No Rio Grande do Sul, segundo o painel do Estado, desde o início da pandemia, foram registrados 42.113 óbitos e 3.030.129 casos.

Segundo estimativas da OMS, nos mais de três anos de pandemia, a doença já matou mais de 7 milhões em todo o mundo, com registro de 765,2 milhões de casos.

RS tem mais da metade de mortes que o ano passado Anterior

RS tem mais da metade de mortes que o ano passado

Uruguaiana só vacinou 25% do público-alvo Próximo

Uruguaiana só vacinou 25% do público-alvo

Deixe seu comentário