URUGUAIANA JN PREVISÃO

terceiro turno

Município ampliará postos de saúde com terceiro turno

Fellipe Medeiros/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Horário estendido de atendimento visa aumentar a acessibilidade e a resolutividade dos serviços de saúde.

A partir de quarta-feira, 7/5, quatro Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Uruguaiana terão horário estendido. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h30, oferecendo mais acesso aos serviços de saúde. No chamado terceiro turno serão ofertadas consultas médicas, atendimentos de enfermagem e o trabalho de equipes multidisciplinares. A Secretaria Municipal de Saúde espera que a medida descentralize a demanda e melhore a cobertura, tornando o atendimento mais acessível nas diversas regiões da cidade. 

A ampliação do horário segue as diretrizes do Ministério da Saúde, com foco em qualificar a atenção primária e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do "terceiro turno" é facilitar o atendimento à população que tem dificuldade de acessar os serviços de saúde durante o dia devido à jornada de trabalho. Espera-se, com isso, reduzir filas, aumentar a resolutividade dos atendimentos e estreitar o vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade. 

As unidades que terão o horário estendido são a ESF 14 (Tabajara Brites), ESF 15 (Hípica), ESF 21 (Centro) e ESF 23 (Santo Antônio), que se juntam às ESFs 7 (União das Vilas) 22 (Cabo Luiz Quevedo), que já operam nesse formato.  

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ane Caroline Barreto, todos os serviços habituais continuarão a ser oferecidos no novo turno, como consultas médicas, atendimentos de enfermagem, vacinação e acompanhamento de gestantes, crianças e pacientes crônicos. “Nosso objetivo é garantir que o cuidado chegue a todos, com mais resolutividade e maior presença do SUS na vida das pessoas”, afirmou. 

A ampliação do horário nas ESFs também faz parte de um esforço mais amplo para tornar os serviços de saúde mais acessíveis e eficientes. Nesse sentido, a instalação de eletrocardiogramas em mais da metade das unidades vai agilizar o diagnóstico de doenças cardíacas, principalmente para quem depende da atenção básica e tem dificuldades de se deslocar para outras unidades. A medida visa descentralizar ainda mais os serviços, facilitando o acesso aos cuidados especializados. 

Município ampliará postos de saúde com terceiro turno Anterior

Município ampliará postos de saúde com terceiro turno

Uruguaiana tem mais de 200 casos suspeitos de dengue Próximo

Uruguaiana tem mais de 200 casos suspeitos de dengue

Deixe seu comentário