Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
terceiro turno
Município ampliará postos de saúde com terceiro turno

Fellipe Medeiros/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Horário estendido de atendimento visa aumentar a acessibilidade e a resolutividade dos serviços de saúde.
A partir de quarta-feira, 7/5, quatro Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Uruguaiana terão horário estendido. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h30, oferecendo mais acesso aos serviços de saúde. No chamado terceiro turno serão ofertadas consultas médicas, atendimentos de enfermagem e o trabalho de equipes multidisciplinares. A Secretaria Municipal de Saúde espera que a medida descentralize a demanda e melhore a cobertura, tornando o atendimento mais acessível nas diversas regiões da cidade.
A ampliação do horário segue as diretrizes do Ministério da Saúde, com foco em qualificar a atenção primária e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do "terceiro turno" é facilitar o atendimento à população que tem dificuldade de acessar os serviços de saúde durante o dia devido à jornada de trabalho. Espera-se, com isso, reduzir filas, aumentar a resolutividade dos atendimentos e estreitar o vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade.
As unidades que terão o horário estendido são a ESF 14 (Tabajara Brites), ESF 15 (Hípica), ESF 21 (Centro) e ESF 23 (Santo Antônio), que se juntam às ESFs 7 (União das Vilas) 22 (Cabo Luiz Quevedo), que já operam nesse formato.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ane Caroline Barreto, todos os serviços habituais continuarão a ser oferecidos no novo turno, como consultas médicas, atendimentos de enfermagem, vacinação e acompanhamento de gestantes, crianças e pacientes crônicos. “Nosso objetivo é garantir que o cuidado chegue a todos, com mais resolutividade e maior presença do SUS na vida das pessoas”, afirmou.
A ampliação do horário nas ESFs também faz parte de um esforço mais amplo para tornar os serviços de saúde mais acessíveis e eficientes. Nesse sentido, a instalação de eletrocardiogramas em mais da metade das unidades vai agilizar o diagnóstico de doenças cardíacas, principalmente para quem depende da atenção básica e tem dificuldades de se deslocar para outras unidades. A medida visa descentralizar ainda mais os serviços, facilitando o acesso aos cuidados especializados.
Deixe seu comentário