Mundial Braford chega à Esteio depois de quatro dias de Gira Técnica
Polícia Federal faz treinamento antibomba e sequestro de aeronaves

A Polícia Federal realizou na manhã de ontem, 25/9, um treinamento no Aeroporto Ruben Berta. Foram exercícios simulados de ameaça de bomba (Esab) e apoderamento de aeronave (Esaia).
A iniciativa está amparada no Programa Nacional de Segurança de Aviação Civil (PNAVSEC), que atribui à Polícia Federal a coordenação das ações de resposta a situações de crise em aeroportos, prevendo que cabe ao órgão a coordenação dos trabalhos desenvolvidos nos grupos de Decisão, Operacional, Negociadores, Tático e Apoio. Para o treinamento foram enviados para Uruguaiana policiais federais do Grupamento de Bombas e Explosivos (GBE) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), além de policiais treinados em gerenciamento e negociação de crises.
De acordo com a PF, o treinamento começou com o exercício simulado de apoderamento Ilícito de aeronave. Foi simulado o sequestro de uma aeronave de pequeno porte por dois provocadores, que mantinham em seu poder tripulantes e reféns. O grupo colocou em prática toda a doutrina de gerenciamento e negociação de crise, chegando-se à resolução do evento crítico através de uma negociação tática, que culminou com a rendição dos sequestradores após intervenção do GPI. Em seguida houve o exercício simulado de bombas e explosivos, ocasião em que um artefato suspeito foi isolado e detonado em local seguro com a utilização de robô controlado à distância.
Participaram dos exercícios simulados policiais federais, Infraero, Aeronáutica, Brigada Militar, Receita Federal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Ministério da Agricultura, Betron Tecnologia em Segurança, Guardas Municipais de Uruguaiana, Pelotas e Montenegro e representantes do Comitê Sistema de Segurança Integrada aos Municípios (SIM) da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SS
Deixe seu comentário