Mundial Braford chega à Esteio depois de quatro dias de Gira Técnica
1º BPAF sediará curso de formação para 30 alunos

Francisco Leal/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Além da Academia de Polícia, em Porto Alegre, as cidades de Uruguaiana, Santana do Livramento e Bagé, sediarão turmas do curso de formação de novos policiais militares aprovados para o cargo de soldado e convocados no último dia 21. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Cezar Schirmer, na tarde de quarta-feira, 26/9.
Em Uruguaiana, as aulas ocorrerão no quartel do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, que recentemente passou por adaptações estruturais para receber os alunos-soldados. Aqueles que virão de fora da cidade ficarão alojados no Batalhão.
De acordo com o comandante do 1º BPAF, tenente coronel Antônio Felipe Zinga Júnior, a instalação de uma turma em Uruguaiana é "um baita presente". "Há mais de dez anos Uruguaiana não sediava uma turma. Essa conquista é muito importante", diz ele.
Durante parte do treinamento, os alunos-soldados atuarão no policiamento ostensivo em Uruguaiana, em estágio supervisionado. "O programa de treinamento começa com as aulas teóricas, conforme os alunos vão avançando nos ciclos, eles passam para o treinamento prático, atuando nas ruas, com supervisão", diz.
O Curso Básico de Formação de Policial Militar possui aproximadamente oito meses de duração e cada uma das turmas terá 30 alunos-soldados. A expectativa é de que o curso inicie ainda em novembro deste ano e, naturalmente, os alunos-soldados farão o estágio operacional obrigatório nos locais de realização do curso.
Já a permanência dos soldados no município após a conclusão da formação ainda não está definida. A expectativa é de que parte dos novos PMs permaneça em Uruguaiana, mas a distribuição será feita depois do término da sua formação, de acordo com o planejamento estratégico elaborado pela BM. O processo leva em consideração fatores como a demanda existente em cada região e a análise dos indicadores criminais em todo o esta
Deixe seu comentário