Mundial Braford chega à Esteio depois de quatro dias de Gira Técnica
Universidade
Uruguaianense é nota mil na redação do Enem

Foto - Divulgação Totem Vestibulares imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A aluna nota mil foi estudante do Romaguera Côrrea
Natural de Uruguaiana e estudante do Instituto Estadual Romaguera Côrrea durante o ensino fundamental, Vitória Quevedo Taschetto, de 18 anos, foi a aluna Uruguaianense nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Filha de Elizabete Taschetto, responsável pelo setor de estagiários da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Vitória cursou o ensino médio em Santa Maria, onde reside atualmente, na Escola Particular G10 e fez cursinho no Totem Vestibulares, também em Santa Maria.
A aluna exemplar focou o seu tempo quase que integralmente para os estudos. Pela manhã ia para o cursinho e na parte da tarde, estudava cerca de seis horas. Teve três redações nota mil no Totem, afirma a mãe de Vitória. O objetivo principal da aluna nota mil é passar em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas como são poucas vagas, Vitória deu o seu máximo para conquistar o objetivo. Ela já tinha passado em outros vestibulares, mas tinha o sonho de ingressar na UFSM.
Elizabete, mãe de Vitória, conta que mesmo sabendo que a filha é muito dedicada, a família sabia que não seria fácil. “Foi muito emocionante, mas sabemos que não é fácil. A Vitoria terminou o ensino fundamental e foi fazer o nível médio em Santa Maria, ficou um mês de aula, e começou a pandemia, então fez o primeiro e segundo ano online, mas sempre estudando, então nos orgulha muito pois nunca precisamos mandar ela estudar e ela sempre sonhou em entrar em uma faculdade federal.” Completa.
Enem RS
O Rio Grande do Sul teve seis redações nota mil no Enem em 2023, tendo o segundo melhor resultado do Brasil. Conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), um total de 60 redações alcançou a pontuação máxima. O tema abordado em 2023 foi "Os desafios no combate à invisibilidade do trabalho de cuidado desempenhado pelas mulheres no Brasil".
Em 2023, o Rio Grande do Sul registrou uma participação de mais de 159 mil inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Proporcionalmente, o estado obteve uma pontuação máxima na redação para cada 26 mil inscritos.
Deixe seu comentário