Mundial Braford chega à Esteio depois de quatro dias de Gira Técnica
Premiação
Uruguaiana conquista prêmio de Robótica Educacional

O município de Uruguaiana conquistou o primeiro lugar no Prêmio de Robótica Educacional Seymour Papert-Paulo Freire 2023. Neste ano, a categoria de secretarias municipais ou estaduais que desenvolvem projetos de robótica educacional foi conquistada por "Educando para Transformar", da Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana.
O projeto inovador é pioneiro ao combinar robótica e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uruguaiana está liderando o caminho ao introduzir aulas de robótica para alunos da EJA, tornando a educação acessível a todas as idades. A iniciativa de participar do prêmio veio através do coordenador de Robótica do município, Felipe Carvalho.
O Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire consiste no reconhecimento de boas práticas em robótica educacional implementadas por professores de escolas públicas e privadas, bem como, projetos desenvolvidos por Secretarias Estaduais e Municipais de todo o Brasil. Este Prêmio é uma iniciativa da Federation of International Robosports AssociationFIRA/Capítulo Brasil em parceria com o Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas-CIEPP, o Centro Universitário ENIAC e a Robo City - Escola de Robótica.
Os critérios de avaliação das boas práticas foram avaliados por comissões de professores da área de robótica educacional, com base nos seguintes critérios: Descrição da boa prática (0-10); Impacto positivo na aprendizagem do estudante, na escola e/ou comunidade; Evidências apresentadas.
Atualmente o município possui a robótica educacional em cinco escolas, nas turmas de anos finais. São elas: Escola Municipal Dom Bosco, Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Francisco, Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins e Escola Municipal De Ensino Fundamental Do Complexo Escolar Marilia Sanchotene Felice. As instituições realizam trabalhos de robótica dentro das salas de aula, através da construção de robôs, programação, organização e trabalho em equipe.
Em relação ao EJA, Uruguaiana oferece a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas da rede municipal, Escola Rui Barbosa e Escola Moacyr Ramos Martins, totalizando 115 estudantes matriculados. As duas escolas propõem oficinas de Robótica Educacional, sendo Uruguaiana pioneira na oferta, como recurso didático/pedagógico capaz de ampliar e dinamizar as possibilidades de ensino e aprendizagem.
A robótica visa fomentar o desenvolvimento cognitivo, trabalho em equipe e planejamento de projetos e pesquisas relacionado o campo teórico, neste caso, as disciplinas de matemática, física, biologia, geografia, com a prática, o robô, por exemplo, ou seja, a robótica educativa propõe estreitar as lacunas entre a teoria e a prática.
Deixe seu comentário