Mundial Braford chega à Esteio depois de quatro dias de Gira Técnica
Educação
Projeto Dants promove saúde e bem-estar nas escolas de Uruguaiana

Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Foi realizada na última terça-feira, 17/12, na EMEI Elvira Ceratti, a última ação do ano do Projeto Dants, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde. O PSE é uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral dos estudantes da rede pública de ensino.
De acordo com o coordenador do Dants, Alex Carvalho, o programa do Ministério da Saúde desenvolve 12 atividades variadas como escovação, informações sobre dengue, higiene, e dentro das ações existem as práticas corporais. "Desenvolvemos atividades físicas, rodas de conversa sobre a importância de se exercitar para combater obesidade, hipertensão, diabetes", explica.
As atividades lúdicas e esportivas são desenvolvidas quatro vezes por ano em cada escola. "No primeiro encontro fazemos a avaliação antropométrica e depois as quatro ações de práticas corporais, ginástica, recreação, entre outras atividades", acrescenta.
Segundo Alex, as escolas que decidem se vão participar do programa, tanto municipais, estaduais e particulares, já que é um programa do Ministério da Saúde. Em fevereiro, com a volta às aulas, será realizado encontro com os gestores escolares para saber quem quer participar.
Projeto Dants
O Projeto Dants, que atualmente conta com 13 professores, desenvolve ações voltadas às práticas corporais nas 24 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) espalhadas pela cidade e pelo interior do município. O objetivo é promover saúde e prevenir as doenças crônicas não transmissíveis, diminuindo índices de obesidade, hipertensão, diabetes, etc. O projeto visa também reduzir o número de pessoas sedentárias quando se proporcionam encontros que direcionam o cidadão para uma vida mais saudável, por meio de atendimentos orientados e direcionados por profissionais especialistas habilitados, treinados e registrados no Conselho de Educação Física.
Interessados em participar do programa, podem procurar a ESF mais próxima à sua residência.
Deixe seu comentário