Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
Programa 'Saúde na Escola' busca dar mais qualidade a alimentação de alunos

Uma ação que vem sendo desenvolvida em todas as escolas da rede municipal de ensino busca melhorar ainda mais o desenvolvimento dos estudantes atendidos. A atividade é realizada conjuntamente entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde.
Através desse novo modelo de atuação, as nutricionistas foram descentralizadas para as Estratégia de Saúde da Família (ESF's), para assim, ficarem mais perto da comunidade, facilitando a acessibilidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) à educação e a uma alimentação saudável, prevenindo e corrigindo os hábitos nocivos à saúde. Além disso, elas irão participar do Programa Saúde na Escola, orientando crianças e adolescentes para a adesão a uma alimentação saudável. "Claro que uma alimentação saudável que caiba ao bolso da população carente", ressalta Márcia Arend, coordenadora das ESF´s.
A atividade busca prevenir a obesidade, problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes, e colesterol altos, que cada vez mais cedo, atingem crianças e adolescentes.
Nas escolas ainda são verificadas a estatura, cintura abdominal, peso e o Índice de Massa Corporal (IMC). Alunos com seus parâmetros alterados são encaminhados às ESF´s para orientação familiar e acompanhamento. Juntamente com os educadores físicos nas ESF´s, participarão dos grupos de hipertensos e diabéticos, recebendo orientações importantes para a melhoria na condição de saúde.
A ação mais recente desse novo modelo aconteceu junto à Escola Municipal de Educação Básica Alceu Wamosy, em João Arregui, com o trabalho desenvolvido pela nutricionista Maristela Kasburg, que realizou um trabalho sobre alimentação saudável, com um grupo de alunos do educandário.
Deixe seu comentário