Mundial Braford chega à Esteio depois de quatro dias de Gira Técnica
Mostra Cultural promove a consciência negra

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial realizou nesta sexta-feira, 17/11, na Praça Barão do Rio Branco, Mostra Cultural alusiva a Semana da Consciência Negra. A atividade contou com a participação das escolas publicadas e privadas da cidade, que através dos seus alunos expuseram trabalhos realizados ao longo do ano.
Conscientização, valorização e disseminação da cultura afro foram alguns dos temas levados ao público através de desenhos, pinturas, maquetes e apresentações artísticas. Um bom público visitou a Mostra ao longo do dia, prestigiando os trabalhos realizados.
Para a supervisora de Cultura, Maiza Jacques, o momento retrata a participação das crianças e dos jovens em todos os temas e a importância do papel da escola na abordagem de assuntos do dia a dia da sociedade. O evento durou todo o dia.
Na segunda-feira, na Câmara de Vereadores, haverá sessão solene em homenagem a Semana, a partir das 19h.
Consciência Negra
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra e também o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. Em seis estados do Brasil a data é feriado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Uruguaiana, são realizadas atividades diferenciadas ao longo de uma semana, como forma de marcar a data.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no 2º trimestre de 2022, o Brasil possui uma população negra de 55,8% – ou seja, o equivalente a mais da metade da população.
“A Consciência Negra simboliza o entendimento que, sobretudo, as pessoas negras possuem sobre o valor da sua cultura e a importância de se reconhecerem como indivíduos que possuem direitos, como qualquer outro. Dessa forma, a busca pela justiça e igualdade se tornou uma luta mais que necessária para essas pessoas”, completa o órgão institucional.
Deixe seu comentário