URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pandemia

IFFar discute como será a retomada das atividades letivas remotas

Divulgação -

O Comitê Institucional de Emergência do Instituto Federal Farroupilha (CIE/IFFar) realizou, na semana passada, a 15ª reunião desde a sua criação, em março. Entre as pautas, estavam: relatos de dados sobre a pandemia nos municípios onde o Instituto possui unidades; estudos de projeção para o retorno das atividades acadêmicas remotas e/ou presenciais; e estratégias institucionais para garantir a saúde física e mental dos servidores.

A reunião iniciou com a apresentação dos dados relativos ao coronavírus nas cidades em que há unidades do IFFar a partir do relato de casos suspeitos, monitorados, descartados e confirmados.

Além das normativas federais vigentes, qualquer tomada de decisão quanto ao retorno das atividades remotas e/ou presenciais no IFFar terá como base estudos e pesquisas que vêm sendo feitas com estudantes e servidores. É o que afirmou a reitora, Carla Comerlato Jardim, durante a reunião. A gestora destacou, ainda, que a prerrogativa para a definição de como e quando isso ocorrera? e? do Conselho Superior, instância deliberativa do Instituto Federal Farroupilha.

Ensino remoto

Dessa forma, se aprovado pelo Consup, o retorno das atividades letivas remotas poderá acontecer entre o final de julho e o começo de agosto. Para isso, equipes de todas as unidades e cursos estão analisando as condições para que a retomada ocorra da melhor maneira possível. Estudantes e servidores também estão sendo consultados.

Segundo o pró-reitor de Ensino, Édison Brito, a proposta é que não sejam trabalhadas todas as disciplinas ao mesmo tempo, mas por escala. Ainda não está definido se haverá exames e a forma como eles ocorrerão no formato não presencial. Assim que essas e outras questões forem definidas, estudantes serão informados sobre como a continuidade das atividades funcionará.

O pró-reitor também informou que, antes do retorno das aulas, docentes vão receber formação para aperfeiçoar o uso de ferramentas digitais.

A possibilidade de retomar as atividades letivas remotamente foi autorizada em caráter excepcional pelo Ministério da Educação no dia 16 de junho. A portaria nº 544/2020 prevê a substituição das disciplinas presenciais por "atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais" nas instituições de ensino da rede federal.

Atividades presenciais

Por enquanto, não há previsão de retomada das atividades presenciais. Segundo a reitora, é de entendimento da gestão que isso não deva ocorrer durante o inverno, época em que há aumento das doenças respiratórias no estado. Quando houver condições para tal, o retorno será organizado conforme o Plano de Contingência do IFFar para a Prevenção, Monitoramento e Controle do novo coronavírus, apresentado no encontro anterior do CIE.

A próxima reunião do CIE vai ocorrer no dia 10 de julho. Todos os encontros são transmitidos pela internet e podem ser assistidos posteriormente na página da WebTV do IFFar no YouTube.


Capes oferece 75 mil vagas em cursos virtuais gratuitos Anterior

Capes oferece 75 mil vagas em cursos virtuais gratuitos

Prefeitura amplia escola para criação de novas vagas na Educação Infantil Próximo

Prefeitura amplia escola para criação de novas vagas na Educação Infantil

Deixe seu comentário