Mundial Braford chega à Esteio depois de quatro dias de Gira Técnica
EJA
Escolas do Município oferecem Educação para Jovens e Adultos

O município de Uruguaiana oferece a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas da rede municipal, Escola Rui Barbosa e Escola Moacyr Ramos Martins, totalizando 115 estudantes matriculados. Além disso, a cidade é pioneira no ensino da Robótica Educacional no EJA e também oferta o aperfeiçoamento profissional na área de informática básica com a parceria do Instituto Federal Farroupilha.
O objetivo principal do trabalho é desenvolver habilidades e objetos de conhecimentos que sejam pertinentes e significativos para o público-alvo, que são jovens, adultos e idosos. Como cita o Documento Orientador do Município (2019), “daí a importância dessa modalidade assumir um currículo próprio, pautado nas necessidades, singularidades e especificidades dos estudantes, vinculado às práticas sociais, numa proposição emancipatória”.
Na Escola Rui Barbosa os alunos são matriculados em etapas, sendo as etapas iniciais I, II e II e as etapas finais IV, V e VI. Atualmente são 65 alunos matriculados e a gestão é realizada pelas professoras Cleuza Lopes Pereira e Ieda Maria Weiler Machado.
Na Escola Moacyr Ramos Martins os alunos são matriculados em módulos, sendo os módulos iniciais I e II, e os módulos finais III, IV e V. Atualmente são 50 alunos matriculados e a gestão é feita pelos professores Marcelo Barreto e Alisson Sabedra.
As duas escolas propõem oficinas de Robótica Educacional, sendo Uruguaiana pioneira na oferta, como recurso didático/pedagógico capaz de ampliar e dinamizar as possibilidades de ensino e aprendizagem. A robótica visa fomentar o desenvolvimento cognitivo, trabalho em equipe e planejamento de projetos e pesquisas relacionado o campo teórico, neste caso, as disciplinas de matemática, física, biologia, geografia. com a prática, o robô, por exemplo, ou seja, a robótica educativa propõe estreitar as lacunas entre a teoria e a prática.
O EJA é coordenado atualmente na Secretaria Municipal de Educação (Semed) pela professora Katya Karina Figueiredo Machado. Mensalmente são feitas reuniões de formação continuada com os educadores, com o objetivo de refletir sobre a sua prática pedagógica e elencar estratégias diferenciadas para atingir seus objetivos com esse grupo de estudantes de uma modalidade diferenciada, que requer metodologias específicas para garantir o acesso e a permanência na escola, para isso, os educadores são estimulados a refletir sobre diferentes temas, repensando suas ações para qualificar a cada instante o seu trabalho junto aos estudantes.
As atividades com os estudantes de EJA valorizam a pessoa, respeitando as idades, as perspectivas, suas visões de mundo, ampliando-as e ressignificando-as. Por isso, todo planejamento proposto tem intencionalidade pedagógica, o que se quer que o jovem e o adulto conheçam e aprendam para seu uso concreto e significativo.
“Temos estudantes que buscam a escola para resgatar seus sonhos, de uma educação que lhes foi negada no tempo certo, para isso, respeitar essas particularidades é de suma importância, dar ao aluno de EJA o reconhecimento e o apoio que precisa para se sentir valorizado enquanto sujeito ativo numa sociedade diversa, que não é estática”, destaca a secretaria de educação, Maria Helena Bairros.
Valorizar a equidade na EJA, batalhando por todas as estratégias possíveis, para que cada um aprenda, no seu tempo, do seu jeito e com relevância e significado para a sua vida, é objetivo doa educadores.
Deixe seu comentário