Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
Acolher e Educar
Seduc promove encontro visando a recomposição da aprendizagem no RS

Divulgação/Seduc imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O evento ocorreu nesta terça-feira.
Na terça-feira, 25/6, o encontro do Acolher e Educar, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc) do Governo do Estado, abordou a recomposição das aprendizagens como parte das iniciativas pós-catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio. O evento, transmitido ao vivo pelo canal TV Seduc RS no YouTube.
Durante a apresentação, foram esclarecidas as distinções entre recuperação e recomposição das aprendizagens. A recuperação é uma ação pontual e específica para retomar um conteúdo ou habilidade em que o aluno não obteve o desempenho esperado. Já a recomposição envolve a adaptação das práticas pedagógicas, incluindo acolhimento, avaliação diagnóstica e formação de professores, entre outros métodos.
Para assegurar o direito dos estudantes à educação, a reposição de carga horária será realizada por meio de atividades assíncronas no segundo trimestre. Os supervisores ficarão responsáveis por levantar a carga horária de cada componente curricular e indicar aos professores a quantidade de atividades assíncronas necessárias.
As escolas com maior redução de interações presenciais durante a calamidade pública adotarão uma Matriz de Referência Priorizada. O planejamento pedagógico do segundo trimestre nessas instituições será baseado na priorização de habilidades feita pela equipe técnica do Departamento de Desenvolvimento e da Educação Básica. Também será disponibilizado material de apoio com sugestões de atividades.
Para cumprir a carga-horária mínima anual, as escolas deverão apresentar à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) uma proposta de reposição, observando critérios de distribuição equitativa das atividades e transparência com alunos e comunidade.
Deixe seu comentário