Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
Educação
Mais de 40 escolas de Uruguaiana participaram da 19ª Obmep

Camila Dalla Vecchia-JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – A Escola Estadual Romaguera Correa foi uma das instituições que realizaram a prova no município.
Nesta terça-feira, 4/6, ocorreu a primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Iniciada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a maior competição científica do país registrou em 2024 um recorde no número de escolas e municípios inscritos: 56.516 mil instituições de 5.564 cidades – o que representa uma cobertura de 99,9% no país.
Em Uruguaiana, 41 escolas de nível fundamental e médio, participaram da primeira fase da competição, sendo 24 estaduais, 13 municipais, três particulares e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Em Alegrete são 40 instituições inscritas, em Itaqui 17, seis em Manoel Viana e na Barra do Quaraí são três.
Na primeira fase da competição - que ocorre em duas etapas - a aplicação de uma prova com 20 questões de múltipla escolha é realizada. Esta prova é preparada em três níveis distintos, cada um correspondendo ao grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (para alunos do 6º e 7º anos), Nível 2 (para alunos do 8º e 9º anos) e Nível 3 (para alunos do ensino médio). Os estudantes têm duas horas e 30 minutos para concluir o exame, enquanto os alunos com necessidades especiais têm três horas e 30 minutos de tempo extra para completar a prova.
Enchente
Devido às enchentes que afetaram o estado do Rio Grande do Sul, algumas unidades de ensino não puderam realizar a primeira fase da Obmep. Para garantir que essas escolas não sejam prejudicadas, a coordenação da olimpíada está fornecendo orientações e assistência para remanejar a situação.
O resultado dos alunos classificados para a segunda fase será anunciado na página oficial da Obmep em 2 de agosto. A prova da segunda fase está programada para ocorrer em 19 de outubro, em locais de aplicação determinados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
A Obmep divulgará a lista de premiados em 20 de dezembro no site oficial. Os prêmios são distribuídos separadamente para alunos de escolas públicas e privadas. Para os primeiros, serão concedidas 6,5 mil medalhas (500 ouros, 1,5 mil pratas e 4,5 mil bronzes), além de até 45 mil certificados de menção honrosa. Alunos de instituições privadas receberão 1,95 mil medalhas (150 ouros, 450 pratas e 1,35 mil bronzes), juntamente com até 6 mil certificados de menção honrosa.
Os alunos premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo ao desenvolvimento acadêmico.
81 – A Escola Estadual Romaguera Correa foi uma das instituições que realizaram a prova no município. Camila Dalla Vecchia/JC
Deixe seu comentário