URUGUAIANA JN PREVISÃO

Investimento

Estado confirma turno integral em mais duas escolas de Uruguaiana

Arquivo JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Em 2023 apenas as Escolas João Fagundes, Roberval e Ciep ofereciam o turno integral

A rede estadual de ensino vai contar com 205 Escolas de Ensino Médio em tempo integral neste ano de 2024. Em 2023 eram 111. Cerca de 94 instituições irão aderir a modalidade no RS neste ano e 71 das 205 escolas têm Ensino Fundamental em sua grade curricular e irão ampliar o tempo integral para os anos finais.  

No município de Uruguaiana, cinco escolas de ensino médio ofertarão o turno integral, são elas: Dr. João Fagundes, Ensino Médio e os anos finais do Ensino Fundamental; Dr. Roberval Beheregaray Azevedo; Embaixador João Baptista Lusardo, Ensino Médio e os anos finais do Ensino Fundamental; Senador Salgado Filho, Ensino Médio e os anos finais do Ensino Fundamental e Ernesto Dornelles. Em 2023 eram três escolas: João Fagundes, Roberval e Ciep.  

A responsável pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Sara Cardoso, está em Porto Alegre com os diretores das escolas de tempo integral em formação e retorna ao município na sexta-feira 2/02, com mais informações sobre as mudanças e adaptações que as escolas deverão fazer. 

O Estado delineou como meta transformar, até 2026, metade das instituições de Ensino Médio da rede pública em regime de tempo integral, buscando alcançar 25% das matrículas nessa modalidade. Entretanto, a realidade atual ainda se encontra distante dessa meta. De acordo com Raquel Teixeira, secretária da Educação, o maior aumento na adesão das escolas está projetado para ocorrer entre o período de transição de 2025 para 2026. 

Mudanças 

A proposta de ampliação da oferta de aulas em tempo integral no Rio Grande do Sul, apresentada em outubro pela Assembleia Legislativa como parte do Marco Legal da Educação, tem ganhado apoio entre especialistas. O consenso é claro: sem aumento na carga horária, é difícil preparar os alunos adequadamente para o Enem e vestibulares. 

O modelo adotado pelo estado para o Ensino Médio em tempo integral oferece nove horas de aulas diárias, totalizando 1,5 mil horas de atividades por ano e 4,5 mil horas ao longo da etapa. Nos finais do Ensino Fundamental, a jornada diária também é estendida, passando de 4h30min para 9 horas. Contudo, a mudança mais significativa vai além do aumento de tempo em sala de aula. Um novo modelo pedagógico está sendo implementado, visando à formação integral dos estudantes. Esse modelo, segundo a Secretaria de Educação (Seduc), busca enfatizar o projeto de vida dos alunos, incorporando componentes como clubes juvenis, qualificações profissionais, estímulo às aulas práticas e uma abordagem que promove o protagonismo dos jovens. 


Tia Nina deve atender 200 crianças inauguração da nova sede Anterior

Tia Nina deve atender 200 crianças inauguração da nova sede

Prouni abre inscrições na segunda-feira Próximo

Prouni abre inscrições na segunda-feira

Deixe seu comentário