Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
10ª CRE conclui formação de Língua Brasileira de Sinais

10ª CRE imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Encerrou na noite da última terça-feira, 3/7, mais um curso promovido pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE).
O curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) iniciou no dia 17 de abril e teve carga horária de 60 horas, as atividades foram desenvolvidas semanalmente no auditório da coordenadoria. Cerca de 30 alunos foram contemplados com as atividades.
Durante dois meses e meio os alunos puderam aprender em Libras o alfabeto, cores, números, nomenclaras, história do surdo, entre outros diversos sinais. No último dia de curso, sete grupos apresentaram o trabalho final, que foi uma música gesticulada pelos sinais da língua.
Com canções como "Pombinha branca", "Um anjo de céu", "Abecedário da Xuxa", "Flor e o beija-flor", "A dona aranha", "Borboletinha" e "Ao Mestre, com Carinho", os participantes demonstraram todo seu aprendizado que incluiu gesticulação e expressão facial.
O curso de 60 horas foi ministrado pela professora Lídia Mari Rodrigues, especialista em Atendimento Educacional Especializado e intérprete de Libras; a professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Valéria Scangarelli, que também é presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Uruguaiana (Apasur); e por Patrícia Fernandes, que é surda apoiadora da Apasur.
No último dia de atividades, uma mesa avaliadora foi montada pela titular da 10ª CRE, a professora Sara Duzac Cardoso; a assessora de ensino médio da 10ª CRE, Marilene Ribeiro e uma das ministrantes do curso, a professora Valéria Scangarelli, da Unipampa.
A professora Lídia Mari Rodrigues ressaltou a importância da formação em Libras e anunciou a possibilidade de mais um curso na área para o segundo semestre deste ano. A titular da 10ª CRE, Sara Duzac, também falou sobre a importância da inclusão e do potencial transformador da educação
Deixe seu comentário