Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
Cultura Gaúcha
Iniciativa quer fazer da Califórnia Patrimônio Cultural Mundial

Uma iniciativa criada pelo músico e jornalista, Francisco Alves, quer que a Califórnia da Canção Nativa seja reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO. Alves falou sobre o projeto na manhã desta quinta-feira, 11/11, na Tribuna Livre da Câmara de Uruguaiana e pediu aos vereadores apoio e divulgação para o projeto.
O músico, originário de Itaqui, ressaltou a importância e influência da Califórnia para a cultura gaúcha. Alves, que participa do evento desde sua primeira edição, em 1971, afirmou que a Califórnia transformou a música gaúcha ao revelar artistas como César Passarinho, Mário Barbará e Silvio Genro.
Seu projeto foi influenciado por uma amiga argentina que iniciou, em 2016, um dossiê para o reconhecimento do estilo musical tradicional de Corrientes, o Chamamé, como Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade e teve seu pedido reconhecido. O músico gaúcho lamentou a falta de apoio e de investimento na Califórnia e disse que o histórico do evento é suficiente para ser aprovado pela UNESCO.
Além das honras, Alves argumenta que o dinheiro que é recebido quando há o reconhecimento como Patrimônio Cultural contribuiria não só para a Califórnia, mas para todo o município. Cabe aos países enviarem bens culturais para serem inscritos na Lista de Patrimônio Mundial, após isso eles são analisados e, se reconhecidos, divulgados pelo Comitê do Patrimônio Mundial.
Deixe seu comentário