URUGUAIANA JN PREVISÃO

Vacinação

Vacinas contra HPV estão disponíveis no município

Ilustração/Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As doses disponíveis são para meninos e meninas de 9 anos

A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) faz parte do calendário básico de vacinação e está disponível em todas as Estratégias de Saúde (ESF) do município, podendo ser aplicada em meninas e meninos de 9 anos de idade, dividida em duas doses, com seis meses de intervalo.

O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível e pode ser prevenida com a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos - meninas de 9 aos 14 e meninos dos 11 aos 14. Por ser uma infecção frequente, em um número pequeno de casos em que é persistente, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões e caso não sejam identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo de útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Vacina pode reduzir até 70% dos casos de câncer no colo do útero

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou 720 novos casos de câncer de colo de útero no Rio Grande do Sul em 2020. É o quarto tipo mais comum entre mulheres no Estado. Cerca de 70% desses tipos de câncer são causados pelo HPV, que a vacinação em meninas e meninos pode evitar. Em todo o país, são registrados 16 mil novos casos de câncer de colo de útero por ano. Pelo menos 6 mil mulheres perdem a vida para a doença anualmente.

Em 2021, o Rio Grande do Sul teve uma cobertura, entre as meninas, de 74% para a primeira dose e de 54% para a segunda dose, que completa o esquema, segundo o Ministério da Saúde. Os dados parciais de 2022, indicaram uma cobertura de 66% para primeira dose e de 50% para a segunda. Entre os meninos, os índices são ainda mais baixos. Em 2021, a cobertura foi de 56% para primeira dose e de 38% para a segunda.

Médicos alertam para nova doença causada por cigarro eletrônico Anterior

Médicos alertam para nova doença causada por cigarro eletrônico

Oito óbitos foram registrados no ano de 2023 em Uruguaiana Próximo

Oito óbitos foram registrados no ano de 2023 em Uruguaiana

Deixe seu comentário