Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
Vacinação
Vacinas contra HPV estão disponíveis no município
Ilustração/Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As doses disponíveis são para meninos e meninas de 9 anos
A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) faz parte do calendário básico de vacinação e está disponível em todas as Estratégias de Saúde (ESF) do município, podendo ser aplicada em meninas e meninos de 9 anos de idade, dividida em duas doses, com seis meses de intervalo.
O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível e pode ser prevenida com a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos - meninas de 9 aos 14 e meninos dos 11 aos 14. Por ser uma infecção frequente, em um número pequeno de casos em que é persistente, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões e caso não sejam identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo de útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
Vacina pode reduzir até 70% dos casos de câncer no colo do útero
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou 720 novos casos de câncer de colo de útero no Rio Grande do Sul em 2020. É o quarto tipo mais comum entre mulheres no Estado. Cerca de 70% desses tipos de câncer são causados pelo HPV, que a vacinação em meninas e meninos pode evitar. Em todo o país, são registrados 16 mil novos casos de câncer de colo de útero por ano. Pelo menos 6 mil mulheres perdem a vida para a doença anualmente.
Em 2021, o Rio Grande do Sul teve uma cobertura, entre as meninas, de 74% para a primeira dose e de 54% para a segunda dose, que completa o esquema, segundo o Ministério da Saúde. Os dados parciais de 2022, indicaram uma cobertura de 66% para primeira dose e de 50% para a segunda. Entre os meninos, os índices são ainda mais baixos. Em 2021, a cobertura foi de 56% para primeira dose e de 38% para a segunda.
Deixe seu comentário