URUGUAIANA JN PREVISÃO

Alerta

Uruguaiana confirma os dois primeiros casos de dengue de 2024

Camila Dalla Vecchia - JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Casos de dengue causam preocupação

Uruguaiana confirmou na última semana, os dois primeiros casos de dengue do ano de 2024. Trata-se de duas pessoas do sexo feminino, naturais do município, que estiveram em viagem pelo Estado de São Paulo. Conforme o setor de Epidemiologia, mãe e filha apresentaram os sintomas no início do mês de janeiro, foram atendidas na rede municipal de saúde e submetidas ao exame. Os resultados positivos foram confirmados pelo setor na segunda-feira, dia 16/1. A menina tem 13 anos e mãe 41. Elas residem no bairro centro, não correm risco morte e não estiveram hospitalizadas. A secretaria de Saúde aguarda os resultados de outros dois exames.  

A dengue é uma doença infecciosa que provoca sintomas comuns a outras viroses, exigindo atenção aos possíveis casos suspeitos para manejo clínico adequado e oportuno. Além das medidas de controle ambiental e de vigilância epidemiológica, buscando evitar óbitos, os profissionais médicos devem estar atentos com relação a incidência dos casos de dengue de sua região, bem como devem implementar a conduta clínica de acordo com os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde em todos os níveis de atenção, seja nos serviços públicos ou nos privados. 

A Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde, sendo normalmente o local de procura de usuários com sintomas mais brandos da doença. As demais portas de entrada dos serviços de saúde, como emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) são para atendimento de casos mais graves, com provável necessidade de internação. 

Em 2023, Uruguaiana teve 23 casos confirmados de dengue e nenhuma morte.  


Rio Grande do Sul confirma caso importado de Sarampo Anterior

Rio Grande do Sul confirma caso importado de Sarampo

Diagnóstico precoce de hipertensão infantil possibilita dispensar medicamentos Próximo

Diagnóstico precoce de hipertensão infantil possibilita dispensar medicamentos

Deixe seu comentário