URUGUAIANA JN PREVISÃO

Risco

Diagnóstico precoce de hipertensão infantil possibilita dispensar medicamentos

.Autor desconhecido - Divulação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Crianças sofrem de hipertensão

Você sabia que 2% das crianças com peso normal, 5% das crianças com sobrepeso e 15% das crianças com obesidade provavelmente são hipertensas? Na maioria desses casos, o culpado tem nome e sobrenome: segundo um estudo publicado no European Heart Journal por especialistas da Sociedade Europeia de Cardiologia, em 9 de cada 10 casos de pressão alta em crianças e adolescentes o problema está relacionado à alta adesão a dietas ricas em sal e açúcar e ao excesso de peso. 

A pesquisa, que foi divulgada em julho com dados de crianças e jovens entre 6 e 16 anos, surgiu da necessidade de uma revisão da literatura disponível e das evidências atuais para buscar a formação de um consenso sobre o assunto, já que o diagnóstico da hipertensão arterial nessa faixa de idade é complexo. Até pouco tempo atrás, fatores de risco cardiovascular na infância não eram muito valorizados pelos profissionais de saúde, de modo que, quando era comum que a pessoa começasse algum tratamento só adulta, com alguma comorbidade já instalada. 

De acordo com os especialistas, o diagnóstico precoce da pressão alta em crianças é fundamental para que ela possa ser controlada apenas com mudança no estilo de vida, sem a necessidade do uso de medicamentos. São os hábitos do cotidiano, aliás, que têm impactado na difusão de problemas de hipertensão e obesidade no público infantil. 


Uruguaiana confirma os dois primeiros casos de dengue de 2024 Anterior

Uruguaiana confirma os dois primeiros casos de dengue de 2024

Médicos alertam para nova doença causada por cigarro eletrônico Próximo

Médicos alertam para nova doença causada por cigarro eletrônico

Deixe seu comentário